Um terramoto devastador pode abalar a Nova Zelândia nos próximos 50 anos

Um novo estudo revela que as hipóteses de a Falha Alpina da Ilha do Sul da Nova Zelândia provocar um terramoto devastador nos próximos 50 anos são muito maiores do que se pensava. 

Um estudo conduzido por Jamie Howarth, professor da Victoria University of Wellington, mostra que a probabilidade de um grande terramoto ocorrer antes de 2068 é de cerca de 75%. Até agora, pensava-se que era cerca de 30%.

Além disso, há cerca de 82% de hipóteses de o terramoto ser de magnitude 8 ou superior.

Os investigadores estudaram evidências de 20 terramotos anteriores na Falha Alpina registados em quatro lagos da costa oeste (Kaniere, Mapourika, Paringa e Ellery) e dois pântanos nos últimos quatro mil anos para construir um dos mais completos registos de terramotos do mundo.

“A análise detalhada e a datação cuidadosa dos sedimentos em lagos adjacentes à Falha Alpina levaram a novos detalhes sobre a distribuição de terramotos ao longo da falha”, disse Sean Fitzsimons, professor na University of Otago, em comunicado.

Uma das descobertas dos cientistas é que um curioso “portão de terramoto” na falha ao sul de Jackson Bay, perto do Rio Martyr, parece determinar o tamanho de um terramoto da Falha Alpina.

Algumas ruturas param no portão, produzindo terramotos na faixa de magnitude 7. Porém, ruturas que o portão deixa passar transformam-se em “grandes” terramotos de magnitude 8 ou superior.

Essas ruturas passageiras ou interrompidas tendem a ocorrer em sequências, produzindo fases de grandes terramotos ao longo do tempo.

A Falha Alpina é uma divisão de mais de 850 quilómetros de comprimento na marca da crosta terrestre, onde as placas da crosta australiana e do Pacífico se encontram e chocam, forçando a subida dos Alpes do Sul.

“A partir do registo de terramotos anteriores, podemos determinar que a probabilidade de ocorrer um evento de magnitude 7 ou superior é de cerca de 75% nos próximos 50 anos. Este é um resultado realmente significativo, mas não conseguimos prever a magnitude do próximo evento apenas com esses dados”, disse Howarth.

“A nossa modelagem mostra que houve uma série de três ruturas de passagem, por isso a próxima provavelmente também passará pelo portão. Pensamos que o próximo terramoto possa ser semelhante ao último em 1717, uma magnitude estimada de 8,1”.

“Esta descoberta não muda o facto de a Falha Alpina sempre ter sido perigosa”, disse Howarth. “Mas agora podemos dizer que o próximo terramoto provavelmente acontecerá durante a nossa vida. Precisamos de ir além do planeamento da resposta imediata para o próximo evento para pensar sobre como tomamos decisões sobre investimentos futuros para melhorar a nossa infraestrutura e preparação da comunidade”.

O estudo foi publicado este mês na revista científica Nature Geoscience.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …