Cientistas descobrem quando nos tornamos realmente adultos (e é mais tarde do que se pensa)

Há uma idade pré-definida para sermos adultos? A partir dos 18, somos “oficialmente adultos”. Ou será apenas depois de casar, de arranjar emprego ou de comprar o carro?

Na verdade, a Ciência tem uma resposta e é menos clara que isto. A última investigação sugere que não nos tornamos realmente adultos até chegarmos à casa dos 30 anos. A idade exata varia de pessoa para pessoa – tal como a puberdade.

A razão pela qual os cientistas identificaram os 30 anos como o ponto de entrada na vida adulta é devido à extensão das mudanças, particularmente no cérebro, que ocorre no final da adolescência e ao longo de nossos vinte anos.

Os nossos neurónios continuam a desenvolver-se, a conectar-se e a tornar-se mais refinados na nossa terceira década, mesmo que a maior parte da mudança tenha ocorrido durante a adolescência.

Estas mudanças podem afetar o nosso comportamento e até a nossa propensão para desenvolver condições de saúde mental, como a esquizofrenia. Aliás, a idade média de início desta doença do foro psiquiátrico é entre o final da adolescência e o início dos 20 anos nos homens e entre os 20 e os 30 anos nas mulheres.

“O que estamos realmente a dizer é que ter uma definição de quando se muda da infância para a idade adulta parece cada vez mais absurdo“, disse Peter Jones, professor de neurociência da Universidade de Cambridge. “É uma transição muito mais subtil que ocorre ao longo de três décadas.”

A ideia de que a infância termina aos 18 anos tem ganhado muita força recentemente, com um artigo publicado na revista Lancet Child & Adolescent Health no ano passado, argumentando que o período de vida que chamamos de “adolescência” dura muito mais do que imaginamos.

O termo “adolescência” foi descrito pela primeira vez num artigo de 1904 publicado pelo psicólogo G. Stanley Hall. Ela definiu a palavra como “a fase da vida que se estende entre a infância e a idade adulta”. A maioria de nós associa esta fase com as idades que compreendem os 13 aos 18, mas pode começar tão cedo como aos 10 anos.

A adolescência continua “até aos 20” enquanto o corpo e o cérebro continuam a desenvolver-se e as forças socioeconómicas  – o aumento do custo de residência, mercado de trabalho instável e dívidas estudantis – atrasam os sinais tradicionais da idade adulta – parcerias, parentalidade e independência económica – e estende o período de “semi-dependência” que é a adolescência.

Da mesma forma, estudos recentes em neurociência sugerem que colocar um timestamp na idade adulta (18 anos ou mais) é uma maneira antiquada de ver as coisas. “Não existe uma infância e depois uma vida adulta”, explicou Jones. “As pessoas estão num caminho, estão numa trajetória.”

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira. Segundo noticiou a agência Lusa, …

Portugal regista mais três mortes e 213 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 213 novos casos de covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 …