Cientistas descobrem quando nos tornamos realmente adultos (e é mais tarde do que se pensa)

Há uma idade pré-definida para sermos adultos? A partir dos 18, somos “oficialmente adultos”. Ou será apenas depois de casar, de arranjar emprego ou de comprar o carro?

Na verdade, a Ciência tem uma resposta e é menos clara que isto. A última investigação sugere que não nos tornamos realmente adultos até chegarmos à casa dos 30 anos. A idade exata varia de pessoa para pessoa – tal como a puberdade.

A razão pela qual os cientistas identificaram os 30 anos como o ponto de entrada na vida adulta é devido à extensão das mudanças, particularmente no cérebro, que ocorre no final da adolescência e ao longo de nossos vinte anos.

Os nossos neurónios continuam a desenvolver-se, a conectar-se e a tornar-se mais refinados na nossa terceira década, mesmo que a maior parte da mudança tenha ocorrido durante a adolescência.

Estas mudanças podem afetar o nosso comportamento e até a nossa propensão para desenvolver condições de saúde mental, como a esquizofrenia. Aliás, a idade média de início desta doença do foro psiquiátrico é entre o final da adolescência e o início dos 20 anos nos homens e entre os 20 e os 30 anos nas mulheres.

“O que estamos realmente a dizer é que ter uma definição de quando se muda da infância para a idade adulta parece cada vez mais absurdo“, disse Peter Jones, professor de neurociência da Universidade de Cambridge. “É uma transição muito mais subtil que ocorre ao longo de três décadas.”

A ideia de que a infância termina aos 18 anos tem ganhado muita força recentemente, com um artigo publicado na revista Lancet Child & Adolescent Health no ano passado, argumentando que o período de vida que chamamos de “adolescência” dura muito mais do que imaginamos.

O termo “adolescência” foi descrito pela primeira vez num artigo de 1904 publicado pelo psicólogo G. Stanley Hall. Ela definiu a palavra como “a fase da vida que se estende entre a infância e a idade adulta”. A maioria de nós associa esta fase com as idades que compreendem os 13 aos 18, mas pode começar tão cedo como aos 10 anos.

A adolescência continua “até aos 20” enquanto o corpo e o cérebro continuam a desenvolver-se e as forças socioeconómicas  – o aumento do custo de residência, mercado de trabalho instável e dívidas estudantis – atrasam os sinais tradicionais da idade adulta – parcerias, parentalidade e independência económica – e estende o período de “semi-dependência” que é a adolescência.

Da mesma forma, estudos recentes em neurociência sugerem que colocar um timestamp na idade adulta (18 anos ou mais) é uma maneira antiquada de ver as coisas. “Não existe uma infância e depois uma vida adulta”, explicou Jones. “As pessoas estão num caminho, estão numa trajetória.”

PARTILHAR

RESPONDER

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …