Cientistas acabam de descobrir um novo tipo de ciclone tropical

(h) NASA WORLDVIEW / EPA

Apesar de serem fenómenos ultra complexos e com ventos extremamente potentes, os meteorologistas tendem a ter um bom controlo sobre os tipos de padrões de circulação de ar que podemos ver em tempestades de todo o globo. No entanto, há uma, que parece ter escapado ao radar dos especialistas.

Num esforço para compreender melhor os contrastes da temperatura das águas no Oceano Índico, os cientistas descobriram um novo tipo de ciclone tropical que ocorre várias vezes por ano ao largo da costa de Sumatra. As tempestades únicas e de curta duração ocorrem com base cíclica no sudeste do Oceano Índico. Tendem a começar a girar no Inverno e na Primavera (no Hemisfério Sul), quando os ventos equatoriais de oeste se encontram com ventos de noroeste.

Os investigadores estão muito familiarizados com o deslizamento de grandes volumes de ar próximo dos ventos equatoriais do oeste durante os meses de Verão, especificamente conhecido como Oscilação Intra-Sasonal do Verão Boreal. Mas a periodicidade destas oscilações não correspondeu bem aos padrões das tempestades, incentivando os cientistas a investigar mais.

De acordo com os dados atmosféricos diários, apenas três eventos significativos de arrefecimento ocorreram ao largo da costa de Sumatra desde 1988, e estas anomalias parecem seguir-se a uma falta de atividade ciclónica. Os resultados são na realidade bastante semelhantes à força de arrefecimento da El Niño-Oscilação do Sul (ENSO), dizem os investigadores, que ocorre no Pacífico equatorial oriental.

No Oceano Índico equatorial, a diferença nas temperaturas da superfície do mar nas zonas tropicais ocidentais e orientais é conhecida como Dipolo do Oceano Índico (IOD), e parece estar intimamente ligada à atividade ciclónica perto de Sumatra. Durante a formação de um ciclone aquático no Oceano Índico Tropical do Sudeste (SETIO), os ventos de noroeste intensificam-se, enquanto os ventos equatoriais de oeste enfraquecem.

Todo o evento acontece em 10 dias, e durante cada estação IOD (Julho a Setembro), ocorrem em média cerca de cinco tempestades SETIO – uma duração acumulada de cerca de 50 dias. Durante algumas estações, no entanto, pode ocorrer apenas um ciclone.

“Mudanças dramáticas acontecem em alguns anos quando os ciclones SETIO não se desenvolvem, e os ventos ambientes provocam o aparecimento de água fria do mar numa vasta área que perturba fortemente tanto os padrões de vento como de chuva sobre o Oceano Índico”, explica o oceanógrafo Jochen Kaempf da Universidade de Flinders, citado pela Science Alert.

Os ventos de oeste que correm em torno de Sumatra já foram investigados pelos cientistas antes, mas nunca se entendeu de onde vieram. “Esta ocorrência frequente de ciclones SETIO explica o seu controlo sobre ventos zonais equatoriais médios no Oceano Índico oriental, que de outra forma quase não existem”, escrevem os autores no estudo.

De facto, os ciclones em todo o globo constituem a maior parte da força do vento que flui em torno do equador. Durante um ciclone SETIO, os upwellings de água fria no sudeste do Oceano Índico são suprimidos pelos ventos de noroeste – semelhante à forma como os ventos ao largo da costa do Peru controlam os upwellings de La Niña.

“Assim, as perturbações do vento modulam fortemente a intensidade do afloramento costeiro e as anomalias [da temperatura da superfície do mar] associadas em ambos os oceanos”, escrevem os autores.

“No entanto, a intensidade do afloramento equatorial é marcadamente diferente. No Oceano Pacífico, ventos alísios de leste induzem um afloramento equatorial contínuo que é aumentado perto da costa peruana. Devido ao efeito dos ciclones SETIO, os ventos equatoriais no Leste do Oceano Índico tendem a ser geralmente de oeste e, portanto, operam para suprimir o afloramento equatorial“.

Dada a incerteza do futuro da Terra, os investigadores dizem que uma melhor compreensão dos ciclones SETIO é da maior importância. Estas tempestades influenciam o Dipolo do Oceano Índico, o qual, por sua vez, tem um forte impacto sobre o clima e a pluviosidade nas nações vizinhas, incluindo a Austrália.

Uma melhor compreensão das correntes atmosféricas e oceânicas nesta parte do mundo ajudará a melhorar os modelos climáticos locais, permitindo aos especialistas prever melhor para onde se dirige o rápido aquecimento global e como nos podemos preparar melhor para uma futura catástrofe.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.