A ciência explica o que torna os homens atraentes para as mulheres

Investigadores australianos estudaram o que é que, afinal, torna o corpo de um homem atraente aos olhos das mulheres. E é muito mais do que só uma cara bonita.

As mulheres têm um comportamento semelhante às fêmeas de muitas espécies de mamíferos que evoluíram para preferir os machos mais fortes, conclui o estudo publicado na revista Proceedings B da Royal Society, a academia de ciências britânica, e que se dedica à pesquisa científica na área da biologia.

A exibição de força na parte superior do corpo é a característica que mais chama a atenção num homem, incluindo ter ombros mais largos, ser fisicamente apto e ter maior força no punho.

“Psicólogos evolucionistas mostraram que as escolhas de companheiro das mulheres usam muitas pistas sobre a qualidade genética dos homens e a sua capacidade em investirem recursos na mulher e na sua prole”, explica o investigador Aaron Sell citado pelo site de informação científica Phys.org.

Sell nota que, entre os nossos antepassados, uma variável que previa a qualidade genética de um homem era a sua robustez. “Portanto, as mulheres modernas ainda devem ter mecanismos de escolha de companheiros que respondem a pistas da habilidade de luta de um homem”, frisa.

Ora, a força da parte superior do corpo é um desses factores que se associa à força física dos homens, conforme atesta o investigador.

No estudo, a importância da força física para a atractividade corporal dos homens foi testada com a exibição de fotos de corpos masculinos a mulheres, que também tinham que classificar o grau de atracção motivado por cada imagem.

Os resultados mostraram que é possível prever, quase de forma perfeita, o quão atraente é o corpo de um homem com base em três critérios: a sua força física aparente, a sua altura e a sua figura esguia ou magra.

Mas o efeito da variável força foi tão grande que nenhuma das 150 mulheres que participaram na pesquisa preferiu homens aparentemente fracos. Além disso, parecer forte teve muito mais importância para a atracção do homem do que ser alto ou magro.

“A força nominal de um corpo masculino é responsável por 70% da variação da atractividade”, nota Sell.

“O efeito da altura e do peso na atracção podem indicar que as mulheres estão a responder a pistas de saúde ou aos benefícios que a altura e corpos esguios podem ter em disputadas prolongadas, na caça e noutros aspectos da capacidade de luta”, assegura.

Apesar disso, o investigador realça que, enquanto as mulheres participantes no estudo preferiram os corpos mais fortes, também há muitas culturas onde os dados existentes parecem evidenciar que o mesmo não acontece.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Provavelmente pq as experiências foram feitas com mulheres sem instrução, dependentes ou socialmente frágeis. A mulher moderna, evoluída, autosuficiente analisa o homem por outro prisma, o do apelo da saúde sexual puramente. Não existe hoje a necessidade da mulher escolher um homem q seja apto a destruir outros na força bruta para garantir a segurança e sobrevivência dela, isso é desnecessário se ela for capaz de se manter e manter uma família até sozinha. Por outro lado porém da mesma forma como antigamente mas com uma certa variação, existem aquelas q são carentes socialmente e financeiramente e que devido a isso buscam o sujeito capaz de estraçalhar adversários p garantir a sobrevivência dela e de sua prole, mas, esse macho alfa, dominador de hoje é mais forte em outro aspecto…..o socioeconômico.
    Para esse segundo grupo a força física bruta e pura também é inútil p garantir sobrevivência já q não precisamos mais de homens robustos p construção, mineração, segurança, para isso existe o trator, o elevador, a empilhadeira, o carro e outras máquinas em substituição do peitoral. Portanto a esse grupo basta o sujeito ser forte socialmente, do tipo q é dono de tratores, elevadores ou comanda os borracheiros, mecânicos e seguranças, esse é o cara capaz de garantir a sobrevivência delas hoje, mas como nada é perfeito sendo apenas e exclusivamente uma só coisa, esse patrãozinho aí, machinho alfa, tende a ser um raquítico ou barriga bojuda, e futuro corno, carregador de galhas q entope a mulher de jóias p alegrar os olhos do encanador, pedreiro, mecânico, borracheiro, motorista, todos esses q hoje são e desnecessários p sua sobrevivência mas não para sua cama, enquanto o machinho alfinha recolhe seus milhões no trabalho.

  2. o fulano acima,parece uma feminista a falar,ciencia pura e dura ,doa a quem doer,ca pra mim.nunca leu tampouco um paper cientifico,por mais voltas que deem,ainda temos uma pesada herança genética dos tempos de caçadores,tirem la o cavalinho da chuva ,pois não somos descendentes de meninos politicamente corretos 😉

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …