A ciência explica o que torna os homens atraentes para as mulheres

Investigadores australianos estudaram o que é que, afinal, torna o corpo de um homem atraente aos olhos das mulheres. E é muito mais do que só uma cara bonita.

As mulheres têm um comportamento semelhante às fêmeas de muitas espécies de mamíferos que evoluíram para preferir os machos mais fortes, conclui o estudo publicado na revista Proceedings B da Royal Society, a academia de ciências britânica, e que se dedica à pesquisa científica na área da biologia.

A exibição de força na parte superior do corpo é a característica que mais chama a atenção num homem, incluindo ter ombros mais largos, ser fisicamente apto e ter maior força no punho.

“Psicólogos evolucionistas mostraram que as escolhas de companheiro das mulheres usam muitas pistas sobre a qualidade genética dos homens e a sua capacidade em investirem recursos na mulher e na sua prole”, explica o investigador Aaron Sell citado pelo site de informação científica Phys.org.

Sell nota que, entre os nossos antepassados, uma variável que previa a qualidade genética de um homem era a sua robustez. “Portanto, as mulheres modernas ainda devem ter mecanismos de escolha de companheiros que respondem a pistas da habilidade de luta de um homem”, frisa.

Ora, a força da parte superior do corpo é um desses factores que se associa à força física dos homens, conforme atesta o investigador.

No estudo, a importância da força física para a atractividade corporal dos homens foi testada com a exibição de fotos de corpos masculinos a mulheres, que também tinham que classificar o grau de atracção motivado por cada imagem.

Os resultados mostraram que é possível prever, quase de forma perfeita, o quão atraente é o corpo de um homem com base em três critérios: a sua força física aparente, a sua altura e a sua figura esguia ou magra.

Mas o efeito da variável força foi tão grande que nenhuma das 150 mulheres que participaram na pesquisa preferiu homens aparentemente fracos. Além disso, parecer forte teve muito mais importância para a atracção do homem do que ser alto ou magro.

“A força nominal de um corpo masculino é responsável por 70% da variação da atractividade”, nota Sell.

“O efeito da altura e do peso na atracção podem indicar que as mulheres estão a responder a pistas de saúde ou aos benefícios que a altura e corpos esguios podem ter em disputadas prolongadas, na caça e noutros aspectos da capacidade de luta”, assegura.

Apesar disso, o investigador realça que, enquanto as mulheres participantes no estudo preferiram os corpos mais fortes, também há muitas culturas onde os dados existentes parecem evidenciar que o mesmo não acontece.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Provavelmente pq as experiências foram feitas com mulheres sem instrução, dependentes ou socialmente frágeis. A mulher moderna, evoluída, autosuficiente analisa o homem por outro prisma, o do apelo da saúde sexual puramente. Não existe hoje a necessidade da mulher escolher um homem q seja apto a destruir outros na força bruta para garantir a segurança e sobrevivência dela, isso é desnecessário se ela for capaz de se manter e manter uma família até sozinha. Por outro lado porém da mesma forma como antigamente mas com uma certa variação, existem aquelas q são carentes socialmente e financeiramente e que devido a isso buscam o sujeito capaz de estraçalhar adversários p garantir a sobrevivência dela e de sua prole, mas, esse macho alfa, dominador de hoje é mais forte em outro aspecto…..o socioeconômico.
    Para esse segundo grupo a força física bruta e pura também é inútil p garantir sobrevivência já q não precisamos mais de homens robustos p construção, mineração, segurança, para isso existe o trator, o elevador, a empilhadeira, o carro e outras máquinas em substituição do peitoral. Portanto a esse grupo basta o sujeito ser forte socialmente, do tipo q é dono de tratores, elevadores ou comanda os borracheiros, mecânicos e seguranças, esse é o cara capaz de garantir a sobrevivência delas hoje, mas como nada é perfeito sendo apenas e exclusivamente uma só coisa, esse patrãozinho aí, machinho alfa, tende a ser um raquítico ou barriga bojuda, e futuro corno, carregador de galhas q entope a mulher de jóias p alegrar os olhos do encanador, pedreiro, mecânico, borracheiro, motorista, todos esses q hoje são e desnecessários p sua sobrevivência mas não para sua cama, enquanto o machinho alfinha recolhe seus milhões no trabalho.

  2. o fulano acima,parece uma feminista a falar,ciencia pura e dura ,doa a quem doer,ca pra mim.nunca leu tampouco um paper cientifico,por mais voltas que deem,ainda temos uma pesada herança genética dos tempos de caçadores,tirem la o cavalinho da chuva ,pois não somos descendentes de meninos politicamente corretos 😉

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …