/

A ciência explica o que torna os homens atraentes para as mulheres

5

Investigadores australianos estudaram o que é que, afinal, torna o corpo de um homem atraente aos olhos das mulheres. E é muito mais do que só uma cara bonita.

As mulheres têm um comportamento semelhante às fêmeas de muitas espécies de mamíferos que evoluíram para preferir os machos mais fortes, conclui o estudo publicado na revista Proceedings B da Royal Society, a academia de ciências britânica, e que se dedica à pesquisa científica na área da biologia.

A exibição de força na parte superior do corpo é a característica que mais chama a atenção num homem, incluindo ter ombros mais largos, ser fisicamente apto e ter maior força no punho.

“Psicólogos evolucionistas mostraram que as escolhas de companheiro das mulheres usam muitas pistas sobre a qualidade genética dos homens e a sua capacidade em investirem recursos na mulher e na sua prole”, explica o investigador Aaron Sell citado pelo site de informação científica Phys.org.

Sell nota que, entre os nossos antepassados, uma variável que previa a qualidade genética de um homem era a sua robustez. “Portanto, as mulheres modernas ainda devem ter mecanismos de escolha de companheiros que respondem a pistas da habilidade de luta de um homem”, frisa.

Ora, a força da parte superior do corpo é um desses factores que se associa à força física dos homens, conforme atesta o investigador.

No estudo, a importância da força física para a atractividade corporal dos homens foi testada com a exibição de fotos de corpos masculinos a mulheres, que também tinham que classificar o grau de atracção motivado por cada imagem.

Os resultados mostraram que é possível prever, quase de forma perfeita, o quão atraente é o corpo de um homem com base em três critérios: a sua força física aparente, a sua altura e a sua figura esguia ou magra.

Mas o efeito da variável força foi tão grande que nenhuma das 150 mulheres que participaram na pesquisa preferiu homens aparentemente fracos. Além disso, parecer forte teve muito mais importância para a atracção do homem do que ser alto ou magro.

“A força nominal de um corpo masculino é responsável por 70% da variação da atractividade”, nota Sell.

“O efeito da altura e do peso na atracção podem indicar que as mulheres estão a responder a pistas de saúde ou aos benefícios que a altura e corpos esguios podem ter em disputadas prolongadas, na caça e noutros aspectos da capacidade de luta”, assegura.

Apesar disso, o investigador realça que, enquanto as mulheres participantes no estudo preferiram os corpos mais fortes, também há muitas culturas onde os dados existentes parecem evidenciar que o mesmo não acontece.

5 Comments

  1. Provavelmente pq as experiências foram feitas com mulheres sem instrução, dependentes ou socialmente frágeis. A mulher moderna, evoluída, autosuficiente analisa o homem por outro prisma, o do apelo da saúde sexual puramente. Não existe hoje a necessidade da mulher escolher um homem q seja apto a destruir outros na força bruta para garantir a segurança e sobrevivência dela, isso é desnecessário se ela for capaz de se manter e manter uma família até sozinha. Por outro lado porém da mesma forma como antigamente mas com uma certa variação, existem aquelas q são carentes socialmente e financeiramente e que devido a isso buscam o sujeito capaz de estraçalhar adversários p garantir a sobrevivência dela e de sua prole, mas, esse macho alfa, dominador de hoje é mais forte em outro aspecto…..o socioeconômico.
    Para esse segundo grupo a força física bruta e pura também é inútil p garantir sobrevivência já q não precisamos mais de homens robustos p construção, mineração, segurança, para isso existe o trator, o elevador, a empilhadeira, o carro e outras máquinas em substituição do peitoral. Portanto a esse grupo basta o sujeito ser forte socialmente, do tipo q é dono de tratores, elevadores ou comanda os borracheiros, mecânicos e seguranças, esse é o cara capaz de garantir a sobrevivência delas hoje, mas como nada é perfeito sendo apenas e exclusivamente uma só coisa, esse patrãozinho aí, machinho alfa, tende a ser um raquítico ou barriga bojuda, e futuro corno, carregador de galhas q entope a mulher de jóias p alegrar os olhos do encanador, pedreiro, mecânico, borracheiro, motorista, todos esses q hoje são e desnecessários p sua sobrevivência mas não para sua cama, enquanto o machinho alfinha recolhe seus milhões no trabalho.

  2. o fulano acima,parece uma feminista a falar,ciencia pura e dura ,doa a quem doer,ca pra mim.nunca leu tampouco um paper cientifico,por mais voltas que deem,ainda temos uma pesada herança genética dos tempos de caçadores,tirem la o cavalinho da chuva ,pois não somos descendentes de meninos politicamente corretos 😉

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.