Ciência explica porque somos atraídos por rostos bonitos

@KateUpton / Twitter

Katherine Elizabeth "Kate" Upton, modelo e actrz americana, apanhada na rede

Uma nova pesquisa sugere que o nosso cérebro nos recompensa quando olhamos para esse tipo de rostos.

É verdade que a beleza está nos olhos de quem a vê, ou seja, podemos achar alguém muito atraente e o resto das pessoas não achar o mesmo.

Porém, não há dúvida de que alguns rostos são bonitos e ponto final. E geralmente, nesses casos, é muito difícil conseguir desviar o olhar.

O porquê de isto acontecer foi o que tentou explicar Olga Chelnokova, da Universidade de Oslo, na Noruega. A investigadora decidiu explorar como é que o nosso sistema visual é capaz de dirigir a atenção para certas informações de um rosto.

A investigação chegou à conclusão que a evolução tornou os seres humanos especialistas em rostos, isto porque basta um rápido olhar para conseguirmos saber várias informações sobre a pessoa como, por exemplo, se é homem ou mulher e se está feliz ou chateado.

A análise revelou que o sistema de recompensa do cérebro se intromete bastante na avaliação que fazemos do nível de atração das outras pessoas.

“O sistema de recompensa está relacionado com a experiência de prazer quando, por exemplo, desfrutamos de uma comida saborosa ou ganhamos a lotaria. Acontece exatamente a mesma situação quando olhamos para um rosto bonito”, explica.

No seu estudo, Chelnokova e o resto da equipa pediram aos participantes que observassem imagens de rostos pré-classificados como mais atraentes, intermediários ou menos atraentes. Essa análise foi feita depois de os participantes receberem uma pequena dose de morfina, droga que estimula esse sistema de recompensa.

“Os participantes classificaram os rostos mais atraentes como ainda mais atraentes e estavam dispostos a olhar para a fotografia por um longo período de tempo. É importante salientar que observamos comportamentos opostos quando bloqueamos o sistema de recompensa com outra droga. Por exemplo, os participantes deram notas mais baixas para rostos mais atraentes”, afirma a investigadora.

Não houve, no entanto, um efeito significativo quando os participantes tiveram de avaliar imagens de rostos intermédios ou menos atraentes.

Chelnokova afirma, no entanto, que o sistema de recompensa dá apenas uma resposta imediata, isto é, um prazer extra, que não determina o nosso comportamento a longo prazo.

“Por exemplo, não podemos comer chocolate o tempo todo porque não é saudável. Da mesma forma, há muitos fatores que contribuem para um bom relacionamento, muito mais importantes do que a atração facial”, justifica.

Estudos anteriores já tinham ligado o sistema de recompensa do cérebro com a nossa experiência da beleza facial dos outros.

Os cientistas digitalizaram o cérebro dos participantes enquanto eles analisavam fotografias de vários rostos, mostrando que a visualização passiva de rostos bonitos aumentava a atividade do sistema.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …