/

As cidades da costa leste dos EUA estão a afundar a um ritmo alarmante

1

wiggijo / pixabay

Chinatown, em Nova Iorque

Cidades como Nova Iorque, New Jersey e Baltimore estão a afundar-se, incluindo em zonas com infraestruturas essenciais, como aeroportos e estradas. O afundamento é até mais rápido do que a subida das águas do mar.

As grandes cidades ao longo da costa atlântica dos Estados Unidos estão a enfrentar taxas alarmantes de afundamento do solo, o que, combinado com o aumento do nível do mar, representa uma ameaça significativa, de acordo com um novo estudo publicado na PNAS Nexus.

Os investigadores usaram dados de radar de satélite de 2007 a 2020 para analisar o movimento vertical do solo (VLM) e criar mapas de subsidência do solo de alta resolução, escreve o IFLScience.

Os resultados revelam que até 2,1 milhões de pessoas vivem em regiões que estão a afundar 2 milímetros anualmente, com 867 000 propriedades nessas áreas. Em alguns casos, de 7 a 43 condados estão a afundar a taxas de cerca de 5 milímetros por ano, ultrapassando a atual subida anual de 4 milímetros no nível do mar.

“Aqui, o problema não é apenas que a terra está a afundar. O problema é que os focos de afundamento de terras se cruzam diretamente com centros populacionais e de infraestrutura”, explica Leonard Ohenhen, autor principal do estudo.

Notavelmente, infraestruturas críticas em Nova York, incluindo aeroportos e ferrovias, são afetadas por taxas de subsidência que excedem 2 milímetros por ano, levantando preocupações sobre danos e riscos crescentes de inundação. “Os efeitos disto agora e no futuro são danos potenciais às infraestruturas e aumento dos riscos de inundações”, alerta.

Grandes áreas metropolitanas que enfrentam taxas de subsidência acima de 1 milímetro por ano incluem as cidades de Nova Iorque, Baltimore, New Jersey e diversos locais na Virgínia.

O estudo alerta para os riscos potenciais para as fundações de edifícios, estradas e infraestruturas essenciais nessas áreas devido ao afundamento do solo e ao aumento do nível do mar.

Nova Iorque em risco

Um estudo publicado o ano passado permitiu concluir que algumas zonas da cidade de Nova Iorque estão a afundar-se, enquanto outras estão a subir a ritmos variáveis, devido a fatores naturais e artificiais.

De acordo com este estudo, os processos naturais que contribuem para o afundamento das terras da cidade de Nova Iorque remontam há 24.000 anos, quando a maior parte da atual Albany estava coberta por um enorme manto de gelo.

Também o ano passado, um outro estudo descobriu que Nova Iorque está a afundar-se devido ao peso dos arranha-céus.

“Nova Iorque é uma das cidades costeiras em todo o mundo que mais está a diminuir, o que significa que há um desafio global de mitigação contra um risco crescente de inundação”, dizem os autores deste estudo.

Em 2022, um estudo com 99 cidades costeiras em todo o mundo tinha já descoberto que a subsidência pode ser um problema ainda maior do que a subida do nível das águas do mar.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.