O crescente número de regiões italianas que colocam à venda casas por um euro está a deixar os potenciais proprietários confusos com a escolha. Laurenzana destaca-se da concorrência.
Laurenzana fica localizada na região de Basilicata, no sul da Itália, e é a mais recente cidade a aderir ao movimento de venda de casas (de 40 a 150 metros quadrados) por 1 euro.
A Itália tem vindo a colocar várias residências à venda por um preço simbólico, mas as habitações de Laurenzana destacam-se pelos incentivos especiais. Segundo a CNN, Michele Ungaro, presidente de câmara, alterou as regras e, desta vez, não é necessário realizar um depósito antecipado, que normalmente varia entre os 2 mil e os 5 mil euros.
“Queremos ajudar os recém-chegados a comprar a casa dos seus sonhos sem dificultar o cumprimento de procedimentos tediosos e requisitos rígidos”, explicou Michele Ungaro.
Este depósito serve para garantir que o proprietário faz as obras de renovação da casa num tempo limite, mas, muitas vezes, pode causar um constrangimento para quem vai à procura de uma casa a “preço de saldo”.
Em Laurenzana, o depósito não é um requisito, mas o proprietário tem de apresentar um plano detalhado da renovação, que deverá ter início três meses após a compra. Além disso, as obras deverão estar concluídas ao fim de três anos.
Ungaro referiu ainda que os compradores devem estar dispostos a investir, pelo menos, 20 mil euros para devolver as propriedades à sua antiga glória.
O tamanho das habitações disponíveis varia entre os 40 e os 150 metros quadrados. Há 10 casas disponíveis no centro histórico da cidade e 40 edifícios abandonados em vários locais da região.