Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Anadolu Agency

Parte da antiga cidade romana de Augusta, na Turquia.

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia.

A cidade foi fundada por Tibério, imperador romano de 14 d.C. até à sua morte, em 37 d.C. — tendo sido inundada pelo lago Seyhan em 1955.

Fatih Erhan, professor do Departamento de Arqueologia da Universidade Osmaniye Korkut Ata, explicou à agência estatal Anadolu que Augusta foi fundada no século I.

“Na década de 1950, as ruínas foram descobertas por um engenheiro norte-americano que trabalhava na construção da barragem do lago Seyhan. O engenheiro americano informou um investigador britânico que, naquela altura, trabalhava na antiga cidade de Anavarza. Ele registou as ruínas da cidade desenhando e fotografando-as durante uma visita em 1955″, explicou Erhan.

Antes da inundação, arqueólogos turcos fizeram escavações na área durante 10 dias, encontrando “estruturas monumentais”.

Agora que o nível da água baixou, os degraus das bancadas do anfiteatro foram revelados. Esta parte do anfiteatro é a primeira coisa a destacar-se durante as severas secas de outono na região.

Afirmando que é possível ver os degraus do teatro quando a água recua nos meses de outono, Erhan disse: “Também é possível ver os restos de blocos de cerâmica e pedra arquitetónica daquele período na área ao lado das águas da barragem”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …

UE aprova pacote de mil milhões de euros para ajuda à população do Afeganistão

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira uma verba de mil milhões de euros para ajuda humanitária combinada com a prestação de apoio direcionado às necessidades básicas, em benefício direto do povo afegão e dos …

Orçamento para 2022 inundado em críticas. BE admite voto contra e PSD mostra-se preocupado

João Leão, ministro das Finanças, entregou esta segunda-feira à noite a proposta de Orçamento do Estado para 2022. As críticas ao documento começam a surgir por parte dos partidos e instituições. O ministro das Finanças sublinhou …