/

Cidade sueca obriga mendigos a ter licença para pedir esmolas

5

 

A cidade de Eskilstuna, na Suécia, está a obrigar todos os sem-abrigo a tirar uma licença que lhes permite pedir dinheiro nas ruas. O documento tem um custo de 23 euros.

Numa medida única no país, Eskilstuna obriga os mendigos da cidade a tirarem uma licença a cada três meses para que possam pedir dinheiro nas ruas. O documento, que custa 23 euros, pode ser pedido ao preencher um formulário online ou na esquadra da polícia. Os sem-abrigo têm de apresentar um documento de identificação válido para o poderem fazer.

Segundo o jornal britânico The Guardian, qualquer pessoa que seja apanhada a pedir dinheiro sem a licença está sujeita a uma coima na ordem dos 375 euros. A medida tem sido criticada por muitas organizações de caridade, alegando que os mendigos vão ficar mais vulneráveis com a sua implementação.

O objetivo da medida, de acordo com o vereador local, Jimmy Jansson, é “burocratizar” o ato de pedir dinheiro nas ruas, para que se torne menos recorrente. “Vamos ver como é que corre”, disse Jansson, que confessou ainda que a nova lei serve também para aproximar os sem-abrigo das autoridade locais.

Alguns criticam que a licença pode abrir espaço para que os mendigos serem explorados. Por exemplo, os gangues podem oferecer-se para pagar pela licença em troca de pagamentos extorsivos ou serviços criminosos.

Em sua defesa, Jansson garante que “não se trata de assediar pessoas vulneráveis, mas tentar resolver uma questão maior: se achamos ou não que a mendicidade deve ser normalizada dentro do modelo sueco de assistência social”.

O vereador disse ainda que ouve várias críticas à medida introduzida, mas a energia desses mesmos críticos não é usada, em primeiro lugar, para prevenir o facto de os mendigos serem obrigados a pedir esmolas.

De maneira a tentar contrariar o sistema, alguns mendigos estão a vender amoras, algo que Jansson considera “uma reação razoável”.

ZAP //

5 Comments

  1. Deve ser piada essa reportagem abrir fichário para pedir esmolas a cada três meses e ainda pagar pelo documento?.. Essa foi demais… Urge uma união mundial para socorrer esse país em que a saúde mental dos governantes e populacional esta em total desvairo!

  2. Entretanto os “refugiados” económicos recebem casa e subsídios do estado sueco. A Suécia está, sem dúvida, de parabéns!

  3. Então como é? Há muito que ouço dizer que a Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca não têm pobres!
    Como é que agora, a Suécia tem mendigos?
    Não percebo!
    É uma piada?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.