Cidade norte-americana comprou um hotel para resolver a crise de sem-abrigo (e está a resultar)

Um projeto em Raleigh, na Carolina do Norte, está a converter um hotel de longa permanência em habitação acessível para combater o aumento de 200% na população sem-abrigo nos últimos anos.

A cidade norte-americana de Raleigh deu um passo não convencional para lidar com a crescente crise dos sem-abrigo: transformar um hotel de longa permanência em habitação acessível.

Em 2021, Raleigh utilizou 8 milhões de dólares do American Rescue Plan Act para comprar o Hospitality Studios, um hotel com 117 quartos perto de Capital Boulevard. Agora renomeado Studios em 2800 Brentwood, a instalação visa fornecer habitação acessível para os inquilinos existentes e sem-abrigo. Isto ocorre no momento em que a população sem-abrigo de Raleigh aumentou 200% de 2021 a 2024.

Raleigh junta-se a uma lista crescente de cidades que convertem hotéis em habitação permanente, com o histórico Diplomat Motel em Chicago e o 90 Sands em Nova Iorque a passarem a oferecer habitação. A congressista Suzanne Bonamici também apresentou o Project Turnkey Act, uma proposta federal de mil milhões de dólares para financiar conversões semelhantes em todo o país.

Os benefícios da habitação em hotéis estão bem documentados. Um estudo publicado no Journal of Social Distress and Homelessness destacou melhorias na saúde, segurança e bem-estar de indivíduos anteriormente sem-abrigo que viveram em hotéis durante a pandemia.

Apesar de promissor, o modelo de hotel para habitação enfrenta obstáculos. Em algumas cidades, a conversão de hotéis reduz a oferta de alojamento, provocando o aumento das taxas noturnas. A cidade de Nova Iorque, por exemplo, viu os preços dos hotéis subir depois de muitos terem sido convertidos em abrigos para migrantes.

As leis de zonamento rigorosas e renovações dispendiosas – como a atualização de elevadores e a adição de instalações de cozinha – também impedem o avanço de mais projetos semelhantes, refere a Business Insider.

No entanto, Raleigh conseguiu evitar uma resistência significativa, mantendo a propriedade como hotel. Em vez de uma remodelação completa, a cidade e o parceiro sem fins lucrativos CASA adotaram uma abordagem faseada, dando prioridade a atualizações de segurança e renovações graduais.

Atualmente, 70 das unidades do Studios at 2800 estão operacionais. O CASA implementou uma estratégia de “facelift ligeiro” – pintando os quartos e acrescentando mobiliário – enquanto trabalha para renovações completas até 2030. Os planos incluem a conversão da antiga piscina do hotel num espaço verde comum e a transição do edifício para a energia solar.

A residente de longa data Lynnette Moore, que vive no hotel há 17 anos, notou uma mudança positiva. “As pessoas ficam quase sempre sozinhas, mas agora parecem falar um pouco mais”, diz. “Talvez quando a área comum estiver pronta, todos nos vamos conhecer melhor.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.