Cidade alemã anula cidadania honorária de Hitler

Jaysmark / Flickr

Adolf Hitler (foto: Jaysmark / Flickr)

Adolf Hitler (foto: Jaysmark / Flickr)

A Câmara dos Vereadores de uma cidade da Baviera revogou o título de cidadão honorário concedido a Adolf Hitler 80 anos atrás – uma votação que ocorreu apenas alguns dias depois de os vereadores de Dietramszell se terem recusado a adotar uma resolução semelhante.

Tudo começou quando um arquivista descobriu recentemente que Hitler e o presidente que o nomeou chanceler, Paul von Hindenburg, eram cidadãos honorários de Dietramszell. Na realidade, esta foi uma prática muito difundida nas cidades alemãs durante o III Reich, como forma de homenagem ao Fuhrer.

Na semana passada, a Câmara levou a votação uma resolução a denunciar o ato de 1933, mas o “marcador” terminou 8 a 8, com um vereador a alegar que “não caberia a eles reescrever a história”.

O resultado gerou protesto entre os habitantes de Dietramszell. O Presidente da Câmara, Thomas Gerg, propôs novamente a anulação do título de cidadão honorário concedido a Hitler e, na audiência que precedeu a votação, nesta quarta-feira, uma mulher que perdeu a família inteira no Holocausto fez um discurso emocionado.

O título acabou anulado em votação unânime, com 21 votos contra 0.

ZAP / MA

PARTILHAR

RESPONDER

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …

Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A Direção-Geral da Saúde alterou as normas para as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados da rede nacional e outras respostas para os mais velhos e instituições de acolhimento de crianças e jovens …

Empresas podem adiar pagamentos à Segurança Social para julho de 2021

As empresas e os trabalhadores independentes podem adiar o pagamento das contribuições para a Segurança Social para o segundo semestre de 2021 e pagar em três ou seis meses, sem juros. A medida foi avançada pelo …