Guerreiro medieval com faca em vez de mão é o primeiro “ciborgue” conhecido

Uma equipa de arqueólogos italianos descobriu no norte do país o esqueleto de um homem medieval amputado que tinha uma faca em vez de uma mão.

Arqueólogos italianos fizeram uma descoberta inédita no norte de Itália: o esqueleto de um guerreiro medieval com uma faca que parece servir de prótese, no lugar da sua mão amputada.

Após análise dos restos encontrados, os cientistas concluíram que a descoberta data da Idade Média, entre os séculos VI e VIII. O homem terá aparentemente morrido quando tinha entre 40 e 50 anos. O seu braço direito foi amputado, mas no seu lugar foi-lhe implantado um membro artificial com uma faca em vez de uma mão.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado no Journal of Anthropological Sciences. “É provável que o braço tivesse sido amputado por razões médicas, ou o homem o tenha fracturado numa queda”, diz a arqueóloga Ileana Micarelli, autora principal do estudo.

Além da faca, os arqueólogos encontraram material biológico degradado, que parece tratar-se de correias de couro, e uma fivela de metal, provavelmente usadas para ajudar a fixar a prótese ao membro amputado.

Os arqueólogos notaram também que os dentes do guerreiro medieval, o primeiro “ciborgue” da história, estavam muito desgastados. Este desgaste invulgar dos dentes do guerreiro poderá ter sido causado, consideram os autores do estudo, pela necessidade que terá tido de fixar melhor o membro artificial e realizar algumas acções com a boca.

Micarelli et al. / Journal of Anthropological Sciences

O guerreiro medieval encontrado em Itália substituiu a mão amputada por uma faca

Após as primeiras análises do esqueleto, os cientistas confirmaram que a ausência do membro não se devia a uma malformação natural, mas a uma amputação, que provavelmente terá sido necessária devido a algum tipo de traumatismo severo.

Segundo os arqueólogos, as calosidades encontradas no toco do membro amputado são tipicamente encontradas em pessoas que usaram algum tipo de prótese durante muito tempo. Também as erosões encontradas nos ossos do ombro são consistentes com uma postura pouco natural devido à amputação de um membro.

O desgaste dos dentes e dos ossos no membro amputado parecem indicar que o guerreiro não só sobreviveu à amputação, mas que se terá adaptado bastante bem à prótese e vivido bastante tempo com a mesma.

Apesar de algumas conclusões que o estudo já permitiu tirar, a inédita descoberta está ainda rodeada de algum mistério.

Em primeiro lugar, a escolha de uma faca como prótese para o lugar da mão. Os autores do estudo consideram que o homem, presumivelmente um guerreiro porque o eram todos os lombardos adultos na época, poderia usar a faca como arma auxiliar nas suas batalhas, mas não colocam de lado que o amputado pudesse ser um carniceiro.

Mas além disso, está ainda por explicar como é que numa época em que as infecções abundavam e a descoberta dos antibióticos estava a séculos de distância, um homem conseguiu sobreviver a uma amputação e à implantação de uma prótese primitiva.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Bem… Fiquei a saber que qualquer pessoa que use uma prótese é “ciborgue”… Tenho chumbo nos dentes… por isso sou “ciborgue”

    “Um Ciborgue é um organismo dotado de partes orgânicas e cibernéticas, geralmente com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial.” Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciborgue

    “Ciborgue, ci.bor.gue, siˈbɔrɡ(ə). Nome masculino
    Ser humano fictício cujas funções fisiológicas vitais são comandadas por meio de dispositivos mecânicos” Fonte: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ciborgue

    “”ciborgue”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/ciborgue [consultado em 16-04-2018].” Fonte: https://www.priberam.pt/DLPO/ciborgue

  2. Uma pequena questão, se o braço amputado era o direito porque é que na pintura colocaram a prótese no esquerdo, ficou amputado dos dois assim.

    • Caro Carlos,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Ao contrário da figura ao centro, devidamente legendada, que contém uma foto real e uma ilustração do achado, a figura ao topo é meramente ilustrativa, não representando necessariamente o guerreiro encontrado.
      Na realidade, a ilustração de topo representa o herói sul-americano Galvarino, famoso guerreiro Mapuche do século XIV, que depois de ter sido amputado em ambos os braços como punição por ter liderado uma insurreição, aparelhou facas aos membros amputados – e com elas combateu depois nas míticas batalhas da Guerra de Arauco que o tornaram lendário. Tal como fez, portanto, o nosso guerreiro medieval “ciborgue” – mas no caso de Galvarino, em ambos os membros, e uns 800 anos mais tarde.
      Encontra um resumo da história de Galvarino neste vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=BfsfK6v1J4s

RESPONDER

Preço do petróleo atinge máximos de quatro anos. PIB pode derrapar

O preço do petróleo superou ontem a fasquia dos 80 dólares, o valor mais alto dos últimos quatro anos. A subida pode não ficar por aqui. Só nos últimos 12 meses, o petróleo valorizou cerca de …

Director da PJ Militar e comandante da GNR detidos no caso do roubo de Tancos

A Polícia Judiciária deteve, nesta terça-feira, o director da Polícia Judiciária Militar, coronel Luís Augusto Vieira, e o comandante da GNR de Loulé, sargento Lima Santos, numa investigação relacionada com o furto de armas de …

Taxistas no sétimo dia de protesto. Reunião com assessor de Costa foi "manobra de diversão"

Taxistas de Lisboa, Porto e Faro cumprem o sétimo dia de protesto, mantendo-se os motoristas parados contra a entrada em vigor, a 1 de novembro, da lei que regula as quatro plataformas eletrónicas de transporte …

Professora condenada a 5 anos de prisão por maus tratos a alunos

O Tribunal Judicial de Barcelos condenou, nesta segunda-feira, uma professora de duas escolas do 1.º ciclo do concelho a cinco anos de prisão, com pena suspensa, por dez crimes de maus tratos a alunos menores. A …

Fundadores do Instagram deixam a empresa em rutura com Zuckerberg

Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, vão deixar a empresa adquirida pelo Facebook em 2012 para "construir coisas novas". Em causa estarão também algumas tensões com o CEO Mark Zuckerberg.   “Vamos …

Universitários dormem na rua em protesto. "É urgente criar mais residências"

Esta segunda-feira, vários estudantes universitários do Porto dormiram na rua, uma iniciativa que pretende alertar para a situação que se vive devido à falta de alojamento. Estudantes da Universidade do Porto montaram, esta segunda-feira, um acampamento …

Infarmed vai continuar "forever and ever" em Lisboa

O presidente da câmara do Porto, o independente Rui Moreira, disse esta segunda-feira que "o Infarmed vai continuar forever and ever [para todo o sempre] em Lisboa", acusando o Governo, liderado pelo PS, de "sucumbir …

Europa cada vez mais quente. Portugal é o país que menos aqueceu

As temperaturas médias registadas nas cidades europeias estão cada vez mais altas. No topo da lista dos aumentos encontram-se os países nórdicos e no fim da lista as cidades portuguesas. Um estudo do Centro Europeu de …

Rui Rio faz levantamento do património do PSD

Rui Rio, líder do PSD, quer fazer o levantamento do património do partido de forma a equilibrar as finanças do mesmo. O levantamento a nível nacional e nas regiões autónomas já está a decorrer. Rui Rio …

Submarino ARA San Juan está a ser procurado em zona de profundos desfiladeiros

A embarcação da empresa americana Ocean Infinity contratada pelo governo da Argentina para procurar o submarino ARA San Juan, que desapareceu há dez meses no Oceano Atlântico, começou a rastrear neste fim-de-semana uma zona de …