Guerreiro medieval com faca em vez de mão é o primeiro “ciborgue” conhecido

Uma equipa de arqueólogos italianos descobriu no norte do país o esqueleto de um homem medieval amputado que tinha uma faca em vez de uma mão.

Arqueólogos italianos fizeram uma descoberta inédita no norte de Itália: o esqueleto de um guerreiro medieval com uma faca que parece servir de prótese, no lugar da sua mão amputada.

Após análise dos restos encontrados, os cientistas concluíram que a descoberta data da Idade Média, entre os séculos VI e VIII. O homem terá aparentemente morrido quando tinha entre 40 e 50 anos. O seu braço direito foi amputado, mas no seu lugar foi-lhe implantado um membro artificial com uma faca em vez de uma mão.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado no Journal of Anthropological Sciences. “É provável que o braço tivesse sido amputado por razões médicas, ou o homem o tenha fracturado numa queda”, diz a arqueóloga Ileana Micarelli, autora principal do estudo.

Além da faca, os arqueólogos encontraram material biológico degradado, que parece tratar-se de correias de couro, e uma fivela de metal, provavelmente usadas para ajudar a fixar a prótese ao membro amputado.

Os arqueólogos notaram também que os dentes do guerreiro medieval, o primeiro “ciborgue” da história, estavam muito desgastados. Este desgaste invulgar dos dentes do guerreiro poderá ter sido causado, consideram os autores do estudo, pela necessidade que terá tido de fixar melhor o membro artificial e realizar algumas acções com a boca.

Micarelli et al. / Journal of Anthropological Sciences

O guerreiro medieval encontrado em Itália substituiu a mão amputada por uma faca

Após as primeiras análises do esqueleto, os cientistas confirmaram que a ausência do membro não se devia a uma malformação natural, mas a uma amputação, que provavelmente terá sido necessária devido a algum tipo de traumatismo severo.

Segundo os arqueólogos, as calosidades encontradas no toco do membro amputado são tipicamente encontradas em pessoas que usaram algum tipo de prótese durante muito tempo. Também as erosões encontradas nos ossos do ombro são consistentes com uma postura pouco natural devido à amputação de um membro.

O desgaste dos dentes e dos ossos no membro amputado parecem indicar que o guerreiro não só sobreviveu à amputação, mas que se terá adaptado bastante bem à prótese e vivido bastante tempo com a mesma.

Apesar de algumas conclusões que o estudo já permitiu tirar, a inédita descoberta está ainda rodeada de algum mistério.

Em primeiro lugar, a escolha de uma faca como prótese para o lugar da mão. Os autores do estudo consideram que o homem, presumivelmente um guerreiro porque o eram todos os lombardos adultos na época, poderia usar a faca como arma auxiliar nas suas batalhas, mas não colocam de lado que o amputado pudesse ser um carniceiro.

Mas além disso, está ainda por explicar como é que numa época em que as infecções abundavam e a descoberta dos antibióticos estava a séculos de distância, um homem conseguiu sobreviver a uma amputação e à implantação de uma prótese primitiva.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Bem… Fiquei a saber que qualquer pessoa que use uma prótese é “ciborgue”… Tenho chumbo nos dentes… por isso sou “ciborgue”

    “Um Ciborgue é um organismo dotado de partes orgânicas e cibernéticas, geralmente com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial.” Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciborgue

    “Ciborgue, ci.bor.gue, siˈbɔrɡ(ə). Nome masculino
    Ser humano fictício cujas funções fisiológicas vitais são comandadas por meio de dispositivos mecânicos” Fonte: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ciborgue

    “”ciborgue”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/ciborgue [consultado em 16-04-2018].” Fonte: https://www.priberam.pt/DLPO/ciborgue

  2. Uma pequena questão, se o braço amputado era o direito porque é que na pintura colocaram a prótese no esquerdo, ficou amputado dos dois assim.

    • Caro Carlos,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Ao contrário da figura ao centro, devidamente legendada, que contém uma foto real e uma ilustração do achado, a figura ao topo é meramente ilustrativa, não representando necessariamente o guerreiro encontrado.
      Na realidade, a ilustração de topo representa o herói sul-americano Galvarino, famoso guerreiro Mapuche do século XIV, que depois de ter sido amputado em ambos os braços como punição por ter liderado uma insurreição, aparelhou facas aos membros amputados – e com elas combateu depois nas míticas batalhas da Guerra de Arauco que o tornaram lendário. Tal como fez, portanto, o nosso guerreiro medieval “ciborgue” – mas no caso de Galvarino, em ambos os membros, e uns 800 anos mais tarde.
      Encontra um resumo da história de Galvarino neste vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=BfsfK6v1J4s

RESPONDER

Rulotes vão ser proibidas de vender álcool em zonas do Porto, Lisboa e Albufeira

O Governo anunciou, esta sexta-feira, que está a articular com as câmaras de Lisboa e Albufeira a proibição de vendas alcoólicas por rulotes "nas zonas de diversão noturna identificadas como problemáticas pelas forças de segurança". A …

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …