Ciberataque ao Facebook fez 10 mil vítimas em dois dias

B!T

-

A Kaspersky Lab identificou um ataque de malware que afetou cerca de 10 mil utilizadores do Facebook no mundo inteiro. Os dispositivos foram infetados depois de receberem mensagem a indicar que um amigo os tinha mencionado num comentário da rede social.

O objetivo, segundo a empresa, era roubar contas do Facebook e depois espalhar a infecção por meio dos amigos da vítima e possibilitar outras atividades maliciosas. Os países da América do Sul, Europa, Tunísia e Israel foram os mais atingidos. O Brasil foi o país com o maior número de infetados.

Entre 24 e 27 de junho, milhares de pessoas receberam mensagens de amigos do Facebook, dizendo que tinham sido mencionados num comentário. Na verdade, a mensagem era enviada por invasores e desencadeava um ataque em duas fases.

Na primeira fase, era descarregado um trojan para o computador do utilizador, que instalava, entre outras coisas, uma extensão maliciosa do navegador Chrome. Em seguida, era ativada a segunda fase em que o atacante ficava com o controlo da conta, após a vítima aceder à rede social usando o navegador comprometido.

Nos ataques bem-sucedidos, o agente da ameaça conseguia alterar configurações de privacidade, extrair dados e muito mais, possibilitando a disseminação da infecção por meio dos amigos no Facebook ou a realização de outras atividades maliciosas, como envio de spam, roubo de identidades e produção de likes e partilhas fraudulentas.

O malware tentava proteger-se colocando determinados sites, como os de fornecedores de software de segurança, em listas negras de acesso.

A Kaspersky Security Network registou cerca de 10 mil tentativas de infecção em todo o mundo. Os países mais afetados foram Brasil, Polónia, Peru, Colômbia, México, Equador, Grécia, Portugal, Tunísia, Venezuela, Alemanha e Israel.

 Android e iOS imunes

As pessoas que acediam ao Facebook em computadores Windows eram as que corriam mais risco e, possivelmente, os utilizadores de smartphones com o mesmo software. Os utilizadores com dispositivos móveis Android e iOS estavam imunes, pois o malware utilizou bibliotecas incompatíveis com esses sistemas operativos.

O mecanismo de download do trojan usado pelos invasores não é novo, foi revelado mais ou menos há um ano atrás, num processo de infecção semelhante. Nos dois casos, o malware apresenta sinais que parecem indicar criminosos de idioma turco.

O Facebook conseguiu atenuar a ameaça, bloqueando as técnicas de propagação do malware e já indicou que não foram observadas outras tentativas de infecção. A Google também removeu pelo menos uma das extensões criminosas da Chrome Web Store.

“Em primeiro lugar, a distribuição do malware foi extremamente eficiente, atingindo milhares de utilizadores em apenas 48 horas. No entanto, a resposta dos consumidores e dos media foi quase tão rápida quanto o ataque. Essa reação aumentou a visibilidade da campanha e motivou medidas e investigação imediatas pelos provedores envolvidos”, observou Ido Naor, analista sénior em Segurança da Equipa de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky Lab.

Se acha que o seu computador foi infetado, execute uma verificação de malware ou abra o navegador Chrome e procure por extensões instaladas que sejam desconhecidas. Caso as encontre, saia da sua conta do Facebook, feche o navegador e desligue o cabo de rede ou o wi-fi do computador. Solicite que um profissional verifique e elimine o malware.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …