Ciberataque ao Facebook fez 10 mil vítimas em dois dias

B!T

-

A Kaspersky Lab identificou um ataque de malware que afetou cerca de 10 mil utilizadores do Facebook no mundo inteiro. Os dispositivos foram infetados depois de receberem mensagem a indicar que um amigo os tinha mencionado num comentário da rede social.

O objetivo, segundo a empresa, era roubar contas do Facebook e depois espalhar a infecção por meio dos amigos da vítima e possibilitar outras atividades maliciosas. Os países da América do Sul, Europa, Tunísia e Israel foram os mais atingidos. O Brasil foi o país com o maior número de infetados.

Entre 24 e 27 de junho, milhares de pessoas receberam mensagens de amigos do Facebook, dizendo que tinham sido mencionados num comentário. Na verdade, a mensagem era enviada por invasores e desencadeava um ataque em duas fases.

Na primeira fase, era descarregado um trojan para o computador do utilizador, que instalava, entre outras coisas, uma extensão maliciosa do navegador Chrome. Em seguida, era ativada a segunda fase em que o atacante ficava com o controlo da conta, após a vítima aceder à rede social usando o navegador comprometido.

Nos ataques bem-sucedidos, o agente da ameaça conseguia alterar configurações de privacidade, extrair dados e muito mais, possibilitando a disseminação da infecção por meio dos amigos no Facebook ou a realização de outras atividades maliciosas, como envio de spam, roubo de identidades e produção de likes e partilhas fraudulentas.

O malware tentava proteger-se colocando determinados sites, como os de fornecedores de software de segurança, em listas negras de acesso.

A Kaspersky Security Network registou cerca de 10 mil tentativas de infecção em todo o mundo. Os países mais afetados foram Brasil, Polónia, Peru, Colômbia, México, Equador, Grécia, Portugal, Tunísia, Venezuela, Alemanha e Israel.

 Android e iOS imunes

As pessoas que acediam ao Facebook em computadores Windows eram as que corriam mais risco e, possivelmente, os utilizadores de smartphones com o mesmo software. Os utilizadores com dispositivos móveis Android e iOS estavam imunes, pois o malware utilizou bibliotecas incompatíveis com esses sistemas operativos.

O mecanismo de download do trojan usado pelos invasores não é novo, foi revelado mais ou menos há um ano atrás, num processo de infecção semelhante. Nos dois casos, o malware apresenta sinais que parecem indicar criminosos de idioma turco.

O Facebook conseguiu atenuar a ameaça, bloqueando as técnicas de propagação do malware e já indicou que não foram observadas outras tentativas de infecção. A Google também removeu pelo menos uma das extensões criminosas da Chrome Web Store.

“Em primeiro lugar, a distribuição do malware foi extremamente eficiente, atingindo milhares de utilizadores em apenas 48 horas. No entanto, a resposta dos consumidores e dos media foi quase tão rápida quanto o ataque. Essa reação aumentou a visibilidade da campanha e motivou medidas e investigação imediatas pelos provedores envolvidos”, observou Ido Naor, analista sénior em Segurança da Equipa de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky Lab.

Se acha que o seu computador foi infetado, execute uma verificação de malware ou abra o navegador Chrome e procure por extensões instaladas que sejam desconhecidas. Caso as encontre, saia da sua conta do Facebook, feche o navegador e desligue o cabo de rede ou o wi-fi do computador. Solicite que um profissional verifique e elimine o malware.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …