Chuveiro ecológico permite tomar banhos infinitos com apenas 10 litros de água

O novo chuveiro gasta apenas dez litros de água e através de um sistema de reaproveitamento faz com que o seu utilizador possa tomar um banho despreocupado durante várias horas.

Tomar um bom banho, sem estar a pensar a cada minuto na quantidade de água que estamos a gastar, é quase de certeza um sonho para qualquer comum mortal.

Graças ao Showerloop, essa imagem do paraíso está cada vez mais perto de se tornar realidade, uma vez que este novo chuveiro só precisa de dez litros de água para trabalhar.

Ao contrário de outros chuveiros ecológicos, que armazenam a água para gastar noutras tarefas, com esta nova tecnologia a água volta novamente para o banho.

A estratégia está no processo de reaproveitamento da água, que passa por várias etapas de limpeza desde que passa pelo ralo, permitindo estar no banho durante várias horas sem preocupações.

Além de não gastar tanta água como um chuveiro tradicional, esta nova tecnologia também poupa energia no sistema de aquecimento, já que grande parte do calor é reaproveitado nesse mesmo processo.

De acordo com o seu criador, o Showerloop pode ser instalado dentro ou fora de um chuveiro ou de uma banheira e o seu funcionamento é muito simples.

Num primeiro passo, a água que já foi usada passa por uma tela que não deixa passar os fios de cabelo ou outros elementos que são arrastados durante o banho.

De seguida, a água passa por um filtro de microfibra, uma camada de areia e outra de carvão ativado, que têm como função eliminar outras substâncias como, por exemplo, o sabão.

Por fim, a água é esterilizada através de uma lâmpada de luz ultravioleta e é novamente reencaminhada para o chuveiro.

O sistema completo pesa cerca de vinte quilos, tem um custo aproximado de 600 euros e o fundador estima que tenha uma autonomia de dois anos, no entanto, alerta que cada caso é um caso.

“Os filtros podem durar até dois anos com uma utilização diária, embora um ano seja o período mais provável, mas isso depende da rotina de cada utilizador”.

O design e funcionamento deste projeto estão à disposição para quem os quiser utilizar. Em troca, os criadores pedem apenas para que os interessados façam um donativo, comprem o kit ou sugiram uma parceria.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …