Chuveiro ecológico permite tomar banhos infinitos com apenas 10 litros de água

O novo chuveiro gasta apenas dez litros de água e através de um sistema de reaproveitamento faz com que o seu utilizador possa tomar um banho despreocupado durante várias horas.

Tomar um bom banho, sem estar a pensar a cada minuto na quantidade de água que estamos a gastar, é quase de certeza um sonho para qualquer comum mortal.

Graças ao Showerloop, essa imagem do paraíso está cada vez mais perto de se tornar realidade, uma vez que este novo chuveiro só precisa de dez litros de água para trabalhar.

Ao contrário de outros chuveiros ecológicos, que armazenam a água para gastar noutras tarefas, com esta nova tecnologia a água volta novamente para o banho.

A estratégia está no processo de reaproveitamento da água, que passa por várias etapas de limpeza desde que passa pelo ralo, permitindo estar no banho durante várias horas sem preocupações.

Além de não gastar tanta água como um chuveiro tradicional, esta nova tecnologia também poupa energia no sistema de aquecimento, já que grande parte do calor é reaproveitado nesse mesmo processo.

De acordo com o seu criador, o Showerloop pode ser instalado dentro ou fora de um chuveiro ou de uma banheira e o seu funcionamento é muito simples.

Num primeiro passo, a água que já foi usada passa por uma tela que não deixa passar os fios de cabelo ou outros elementos que são arrastados durante o banho.

De seguida, a água passa por um filtro de microfibra, uma camada de areia e outra de carvão ativado, que têm como função eliminar outras substâncias como, por exemplo, o sabão.

Por fim, a água é esterilizada através de uma lâmpada de luz ultravioleta e é novamente reencaminhada para o chuveiro.

O sistema completo pesa cerca de vinte quilos, tem um custo aproximado de 600 euros e o fundador estima que tenha uma autonomia de dois anos, no entanto, alerta que cada caso é um caso.

“Os filtros podem durar até dois anos com uma utilização diária, embora um ano seja o período mais provável, mas isso depende da rotina de cada utilizador”.

O design e funcionamento deste projeto estão à disposição para quem os quiser utilizar. Em troca, os criadores pedem apenas para que os interessados façam um donativo, comprem o kit ou sugiram uma parceria.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Patrões acusam Governo de usar a concertação social para viabilizar o Orçamento

Os patrões veem as alterações à lei laboral como uma estratégia do Governo para aprovar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), enquanto as centrais sindicais consideraram estas mudanças insuficientes. As alterações à legislação laboral não …

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …