Chuveiro ecológico permite tomar banhos infinitos com apenas 10 litros de água

O novo chuveiro gasta apenas dez litros de água e através de um sistema de reaproveitamento faz com que o seu utilizador possa tomar um banho despreocupado durante várias horas.

Tomar um bom banho, sem estar a pensar a cada minuto na quantidade de água que estamos a gastar, é quase de certeza um sonho para qualquer comum mortal.

Graças ao Showerloop, essa imagem do paraíso está cada vez mais perto de se tornar realidade, uma vez que este novo chuveiro só precisa de dez litros de água para trabalhar.

Ao contrário de outros chuveiros ecológicos, que armazenam a água para gastar noutras tarefas, com esta nova tecnologia a água volta novamente para o banho.

A estratégia está no processo de reaproveitamento da água, que passa por várias etapas de limpeza desde que passa pelo ralo, permitindo estar no banho durante várias horas sem preocupações.

Além de não gastar tanta água como um chuveiro tradicional, esta nova tecnologia também poupa energia no sistema de aquecimento, já que grande parte do calor é reaproveitado nesse mesmo processo.

De acordo com o seu criador, o Showerloop pode ser instalado dentro ou fora de um chuveiro ou de uma banheira e o seu funcionamento é muito simples.

Num primeiro passo, a água que já foi usada passa por uma tela que não deixa passar os fios de cabelo ou outros elementos que são arrastados durante o banho.

De seguida, a água passa por um filtro de microfibra, uma camada de areia e outra de carvão ativado, que têm como função eliminar outras substâncias como, por exemplo, o sabão.

Por fim, a água é esterilizada através de uma lâmpada de luz ultravioleta e é novamente reencaminhada para o chuveiro.

O sistema completo pesa cerca de vinte quilos, tem um custo aproximado de 600 euros e o fundador estima que tenha uma autonomia de dois anos, no entanto, alerta que cada caso é um caso.

“Os filtros podem durar até dois anos com uma utilização diária, embora um ano seja o período mais provável, mas isso depende da rotina de cada utilizador”.

O design e funcionamento deste projeto estão à disposição para quem os quiser utilizar. Em troca, os criadores pedem apenas para que os interessados façam um donativo, comprem o kit ou sugiram uma parceria.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …