Prevê-se que dure dois dias, mas a concentração de poeiras deverá ser menor do que a que afetou a Península Ibérica há cerca de uma semana.
A chuva dos últimos dias foi suficiente para apagar os vestígios da passagem da nuvem de poeiras do Sahara da última semana.
No entanto, esta quinta e sexta-feira, a “chuva de barro” voltará a atingir o território de Portugal Continental, segundo o Observador.
Yet another #SaharanDust storm should be reaching the Mediterranean basin in the next few days
According to the forecast of @CopernicusECMWF, the dust cloud will reach Italy 🇮🇹 on 26 March
⬇️#CAMS Aerosol forecast (visualised in @Windycom) for the 24 – 27 March time period pic.twitter.com/KE86LNSZSn
— Copernicus EU (@CopernicusEU) March 24, 2022
Desta vez, o fenómenos será “muito menor e mais limitado” do que o que se viveu há poucos dias, segundo avançou o IPMA à CNN Portugal.
“Vamos ter um episódio de poeiras, em especial nos dias 24 e 25. No entanto, não se espera que seja um episódio semelhante ao anterior. Ou seja, será um episódio habitual quando há este tipo de circulação na atmosfera”, explicou Maria João Fraga, do IPMA.
A culpa da nova chegada das poeiras vindas de África é de uma depressão que está localizada a sudoeste do território continental do país e que tem provocado também o mau tempo verificado nos últimos dias.
Há cerca de uma semana, o sudeste da Península Ibérica foi coberto por um manto laranja, na sequência de um fenómeno meteorológico conhecido como “chuva de barro”, que mistura partículas de poeira do Norte de África, neste caso do deserto do Sahara, com precipitação.