“Chuva de barro” do Sahara regressa esta quinta e sexta-feira

Carlos Barba / EPA

Dois homens trabalham no telhado de um edifício com pó do deserto do Sahara, Roquetas de Mar, Espanha

Prevê-se que dure dois dias, mas a concentração de poeiras deverá ser menor do que a que afetou a Península Ibérica há cerca de uma semana.

A chuva dos últimos dias foi suficiente para apagar os vestígios da passagem da nuvem de poeiras do Sahara da última semana.

No entanto, esta quinta e sexta-feira, a “chuva de barro” voltará a atingir o território de Portugal Continental, segundo o Observador.

Desta vez, o fenómenos será “muito menor e mais limitado” do que o que se viveu há poucos dias, segundo avançou o IPMA à CNN Portugal.

“Vamos ter um episódio de poeiras, em especial nos dias 24 e 25. No entanto, não se espera que seja um episódio semelhante ao anterior. Ou seja, será um episódio habitual quando há este tipo de circulação na atmosfera”, explicou Maria João Fraga, do IPMA.

A culpa da nova chegada das poeiras vindas de África é de uma depressão que está localizada a sudoeste do território continental do país e que tem provocado também o mau tempo verificado nos últimos dias.

Há cerca de uma semana, o sudeste da Península Ibérica foi coberto por um manto laranja, na sequência de um fenómeno meteorológico conhecido como chuva de barro”, que mistura partículas de poeira do Norte de África, neste caso do deserto do Sahara, com precipitação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.