Estão a “chover” iguanas congeladas na Flórida

As iguanas, que são uma espécie invasora na Flórida, estão a congelar devido ao frio do outono e a cair das árvores.

Os moradores da Flórida estão a enfrentar um fenómeno inusitado este outono: iguanas congeladas estão a cair das árvores.

Com a chegada do tempo frio, estes répteis, que não são nativos do ecossistema local, perdem a capacidade de regular a sua temperatura e acabam por cair dos seus poleiros nas árvores, levando a que cidades como Miami tenham previsões de “chuvas de iguanas” semelhantes às previsões meteorológicas.

Estes animais, que vivem na Flórida principalmente enquanto animais de estimação que são depois abandonados pelos donos, adaptam-se bem ao clima da região durante a maior parte do ano. No entanto, as baixas temperaturas do outono fazem com que fiquem imóveis e caiam, criando uma situação incomum e perigosa para os transeuntes.

Apesar de parecerem mortas, as iguanas raramente estão, e é preciso cautela na proximidade de uma, pois podem tornar-se agressivas ao aquecerem e recuperarem a mobilidade, explica o IFLScience.

Com a crescente familiaridade do fenómeno e apesar dos esforços para controlar essa espécie invasora, o número de iguanas continua a aumentar na Flórida. As autoridades recomendam que os habitantes ou entreguem as iguanas a centros de vida selvagem ou que as matem, já que representam uma ameaça significativa para as espécies nativas.

A solução “invasivora” tem sido sugerida, promovendo o consumo da carne da iguana, conhecida como “frango das árvores“, para controlar a sua população, um método que já foi aplicado com outras espécies invasoras, como o peixe-leão.

Contudo, é importante ter cuidado ao transportar iguanas congeladas, pois podem descongelar, causando situações perigosas, como um acidente de carro causado por iguanas que voltaram à vida no veículo.

Este fenómeno sazonal de iguanas congeladas a cair das árvores serve como um lembrete contínuo de que estes animais não pertencem ao ecossistema da Flórida.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.