Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

@choupettesdiary / Instagram

Karl Lagerfeld e a sua gata Choupette.

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um património acumulado de 3 milhões de euros.

Choupette era considerada por Karl Lagerfeld a gata mais rica do mundo, com o estilista a orgulhar-se do facto de a gata birmanesa ter acumulado cerca de 3 milhões de euros como embaixadora da marca Opel e a fazer publicidades para uma marca japonesa de cosméticos.

Mas a fortuna da gata pode aumentar ainda mais com a herança de Karl Lagerfeld que morreu nesta semana aos 85 anos de idade. O próprio estilista admitiu, ainda em vida, que Choupette estava nomeada como sua herdeira, “entre outros”, conforme declarações à revista francesa Numero em 2017. “Não se preocupem, há bastante para todos“, disse também.

Ora, Karl Lagerfeld não pode deixar directamente dinheiro ao seu animal de estimação, como destaca o jornal Le Figaro. Em França, “é proibido designar um animal como herdeiro” num testamento porque aquele “não existe enquanto pessoa física e jurídica”, explica a publicação.

Já na Alemanha, de onde Karl Lagerfeld é natural, seria possível deixar fortuna a Choupette. Todavia, como Lagerfeld tinha residência em França, deverá aplicar-se o Direito francês, aponta o Le Figaro.

Mas a gata pode herdar os milhões do estilista através de uma Associação ou Fundação que seria nomeada como herdeira e que ficaria responsável por cuidar do animal.

Outra possibilidade é deixar Choupette aos cuidados de alguém que, por essa via, teria direito aos milhões de Karl Lagerfeld para zelar pelo bem-estar do animal. Especula-se que o modelo Brad Kroenig, considerado a musa do estilista, pode herdar o animal e, consequentemente, a fortuna do designer da Chanel.

Nos EUA, Choupette poderia herdar directamente a fortuna do dono. Foi isso que aconteceu com um pastor alemão chamado Gunther IV que, em 1992, teve direito aos 328 milhões de euros da herança da condessa alemã Karlotta Liebenstein. A apresentadora de televisão Oprah Winfrey já anunciou também que pretende deixar 27 milhões de euros do seu património aos cinco cães.

No caso de Choupette, é preciso aguardar para confirmar que destino a aguarda. Entretanto, deverá continuar a levar a sua vida de princesa, sendo escovada quatro vezes por dia e servida com “quatro pratos diferentes” em “taças fabulosas”, numa dieta alimentar que inclui caranguejo-rei, salmão fumado e caviar.

Numa outra entrevista à Numero, Karl Lagerfeld revelou que se apaixonou pela gata mal a viu. “Foi amor à primeira vista”, notou, contando que um amigo lhe deixou a gata, ainda bebé, em casa, para que os seus funcionários cuidassem dela, enquanto foi de férias. O estilista gostou tanto do animal que quando o amigo voltou lhe disse que ia “ficar com ele”.

Em 2013, chegou a confessar que seria capaz de casar com Choupette, caso os casamentos entre humanos e animais fossem legais, numa entrevista à CNN.

Como principais características da gata, Karl Lagerfeld destacava o facto de ser “pacífica, engraçada, alegre e graciosa, bonita de olhar e com uma boa pose”. “Mas a sua principal qualidade é que não fala“, dizia.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …