Afinal, a chita não é o animal mais rápido do mundo

A classificação dos animais mais rápidos do planeta não tem, na maioria das vezes, em conta a proporção do seu tamanho e da sua velocidade máxima.

Esta classificação, que utiliza como medida a quantidade de segundos que um ser vivo demora a percorrer o comprimento do seu próprio corpo, é o método mais justo para determinar os animais mais rápidos entre várias classes diferentes. Com esta nova fórmula, escreve a Visão, surgem nomes inesperados na lista de animais mais rápidos.

A chita é considerada o animal terrestre mais rápido do mundo conseguindo atingir velocidades de cerca de 115 quilómetros por hora em distâncias de 500 metros. O segredo para a sua velocidade é a espinha flexível que confere aos seus membros uma ampla gama de movimentos.

O alongamento dos membros maximiza a sua passada e as pernas traseiras densas e com fibras de contração rápida permitem que atinja uma velocidade de 26 metros por segundo em apenas 3 segundos. Contudo, dado o tamanho do seu corpo, esta espécie fica para trás, quando comparado ao primeiro e segundo lugar, uma vez que “apenas” se movimenta a cerca de 23 comprimentos do seu próprio corpo por segundo.

Na América do Norte, a lebre americana é conhecida como “lebre dos sapatos de neve” devido ao tamanho das suas patas traseiras, que têm como função impedir o animal de se afundar na neve. As patas estão cobertas de pelo, inclusivamente na sola, para as proteger das temperaturas negativas.

Quando são perseguidas, ao contrário de outras espécies que procuram um terreno aberto para correrem, estas lebres tendem a correr em círculos em territórios que conhecem bem. Conseguem atingir velocidades de 48 quilómetros por hora e saltar até aproximadamente 3,5 metros, uma marca impressionante para o seu tamanho que varia entre os 48 e os 67 centímetros.

A Paratarsotomus macropalpis – mais conhecida como Térmita Sul-Californiana, com 0.7 milímetros de comprimento, este animal consegue correr até 322 vezes o seu tamanho por segundo, o equivalente a um ser humano correr a 2092 quilómetros por hora.

Os beija-flores, ou colibris, são aves de pequeno porte – entre 3 a 6 centímetros – originárias das Américas. O seu esqueleto e constituição muscular estão adaptados para permitir um voo rápido e extremamente ágil.

O batimento das asas é muito rápido (nas espécies mais pequenas, até cerca de 80 batimentos por segundo) e pode atingir velocidades de cerca de 54 quilómetros por hora. São as únicas aves capazes de voar em marcha-atrás e de permanecer imóveis no ar.

Na época de acasalamento, os beija-flores movimentam-se mais depressa do que qualquer ser vertebrado, chegando a deslocar-se até 385 vezes o seu tamanho por segundo.

Os Copépodes são um grupo de crustáceos parecidos com insetos que possuem cerca de um milímetro e podem ser encontrados em águas doces ou no oceano. O seu corpo possui até quatro ou cinco pares de patas, assim como umas extremidades vibratórias, que lhes permitem nadar ou saltar até mais de 50 centímetros. Quando se sentem ameaçados, conseguem acelerar até 500 vezes o comprimentos do seu corpo por segundo.

Esta espécie microscópica é a mais rápida do planeta, comparado com a chita, que é o animal terrestre mais veloz, mas que teria de ser capaz de atingir 8000 quilómetros por hora para ser tão rápida como o copépode.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …

Agências de espionagem dos EUA cedem informações a investigação sobre interferência russa

Trump ordenou às agências de espionagem norte-americanas que deem os dados que têm sobre interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ao Departamento da Justiça. O diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos, Dan Coats, afirmou este …