Chineses fazem operações dolorosas a cães e gatos para ficarem com “orelhas de Mickey”

5

ZAP // Dall-E-2

Uma tendência preocupante está a ganhar popularidade entre os donos de animais de estimação chineses.

A cirurgia cosmética para dar aos animais de estimação “orelhas de Mickey”, semelhantes às do icónico rato dos desenhos animados da Disney, está a causar um alvoroço entre os especialistas e defensores dos animais.

A prática, criticada pelo seu potencial impacto físico e psicológico nos animais de estimação, está a suscitar preocupações éticas, avança o jornal chinês South China Morning Post.

Um anúncio de uma clínica de animais de estimação no distrito de Beibei, em Chongqing, no sudoeste da China, que promove a compra em grupo de “orelhas de Mickey”, tem atraído muita atenção.

Ao preço de 300 yuan (40 euros), o procedimento promete estar concluído antes do Festival da primavera chinês.

Liu Yundong, diretor do Loving Care International Pet Medical Centre, em Pequim, explicou o procedimento em duas partes — a primeira das quais envolve a remoção cirúrgica, requerendo anestesia e durando cerca de meia hora.

Weibo

Cão e gato com orelhas de rato Mickey na China

A segunda fase consiste em modelar as orelhas para que se mantenham na posição vertical, um processo que pode demorar entre 20 a 60 dias e que envolve ajustamentos frequentes para garantir a posição vertical permanente das orelhas dos animais de estimação.

Embora o procedimento seja legal, os hospitais veterinários de renome nas grandes cidades raramente oferecem este tipo de cirurgia aos animais de estimação. Liu sublinhou que, apesar da legalidade, a cirurgia suscita preocupações éticas relacionadas com o bem-estar dos animais.

Chen Yong, veterinário do Shenzhen Lianhe Pet Hospital, manifestou a sua preocupação com o facto de o procedimento conduzir a comportamentos de auto-mutilação nos animais de estimação. Alterar a estrutura natural das orelhas pode resultar em problemas psicogénicos, com animais de estimação sensíveis a coçarem-se repetidamente devido à dor excessiva.

A tendência provocou uma onda de reações na internet por parte dos amantes de animais de estimação, com muitos a expressarem a sua contestação contra a prática. Alguns comentadores questionaram a motivação por detrás da procura deste tipo de cirurgias, enquanto outros a rotularam de abuso animal e não de uma expressão de amor.

“Cortar caudas, cortar orelhas – será que estes donos de animais estão doentes? De onde é que vem esta procura do mercado?”, questionou um utilizador. “Se eles acham que é giro, deviam tentar cortar as suas próprias orelhas assim”, acrescentou outro. “Isto é abuso animal, não é amor”, comentou um terceiro comentador.

ZAP //

5 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.