Nova fábrica chinesa tem tecnologia para clonar seres humanos

A controversa ideia da clonagem de seres humanos parece saída de um livro de ficção científica, mas na realidade uma empresa de engenharia genética chinesa assegura que já tem a tecnologia necessária para o fazer. E está a montar uma fábrica para iniciar a produção.

O cientista chinês Xu Xiaochun, chairman e CEO da biotecnológica Boyalife, garante que o estado actual da tecnologia é suficientemente avançado para permitir a clonagem de seres humanos, e que a sua empresa apenas não avançou ainda para a produção em série por “receio da reacção da opinião pública”.

Segundo a AFP, a empresa irá inaugurar em junho, na cidade portuária de Tianjin, no norte da China, uma gigantesca fábrica com capacidade para produzir um milhão de vacas clonadas por ano.

Mas produzir vacas clonadas não é a maior ambição de Xu Xiaochun,

Segundo o cientista de 44 anos, que começou a carreira na gigante farmacêutica Pfizer, a fábrica da Boyalife vai acolher um banco de genes capaz de guardar cerca de 5 milhões de amostras de células animais congeladas em azoto líquido.

“Este banco de genes permitirá salvar a nossa biodiversidade, é um catálogo essencial para que se possa no futuro regenerar espécies que estão agora em perigo de extinção”, diz Xiaochun.

Além de vacas, a empresa pretende a curto prazo produzir clones de cavalos de raça, animais de estimação e cães-polícia especialmente apurados para acções de busca e detecção de odores.

Outra das apostas da empresa é a clonagem em série de animais de laboratório mais adequados à investigação na área da medicina.

O cientista garante que neste momento a Boyalife não está envolvida em qualquer actividade de clonagem de seres humanos.

“Infelizmente, neste momento a única forma de produzir seres humanos ainda é com a intervenção de um pai e uma mãe”, diz o director executivo da empresa.

“Mas a tecnologia existe. Nós temo-la. Apenas não a usamos por causa da controvérsia, da reacção da opinião pública”, assegura Xiaochun.

“No entanto, as opiniões mudam, e no dia em isto for permitido, não há empresa melhor preparada que a Boyalife para produzir clones humanos”, conclui.

Parece certo que a fábrica da Boyalife não vai produzir tão cedo seres humanos em série.

Mas não podemos deixar de imaginar que provavelmente, num laboratório secreto algures, haverá já um Cristiano Ronaldo made in China.

Ou melhor ainda, quem sabe uma, ou duas Irinas Shaik.

AJB, ZAP

PARTILHAR

29 COMENTÁRIOS

  1. Este cientista chinês é mas é um grande pan…o. Então o que poderá haver de melhor para “fabricar” um humano do que uma boa mulher… mundo perdido este.

  2. Ao ser humano, Deus dá do seu Espírito; E como só o Espírito é pessoa, da mesma forma só os humanos são pessoas.
    Não existe nenhum animal que seja pessoa a não ser os humanos.
    Quando o espirito sai do humano, este morre. Deus não vai deixar fazer bonecos!
    Mas admitindo ser possível, acho que a primeira pergunta do clone é: Porque me fizeste assim?. O feitiço automaticamente se vira contra o feiticeiro, Eliseu, Aveiro

    • “O feitiço vira-se contra o feiticeiro”? Só um lunático que acredita em entidades divinas é que poderia ver na ciência um feitiço e nos cientistas feiticeiros.
      Se o senhor fosse clonado e graças a manipulação genética tivesse uma expectativa de vida maior e talvez uma menor probabilidade de contrair doenças que hoje em dia tanto nos afligem se calhar ia atribuir tais dádivas ao seu senhor. Já agora, o seu deus criou o mundo em 7 dias mas insiste em deixar para 2º plano tanta coisa na ordem de trabalhos a corrigir.

      • Falo te do outro mundo porque sei que me tens em conta. Jesus está muito triste contigo e os aliens estão entre vocês. Deixo te uma frase das minhas (e das fofinhas) para provar que sou eu… For small creatures such as we the vastness is bearable only through love.

  3. Mexam e logo verão ou veremos , veram no que isto tudo vai dar rissssssssss eu por mim ca espero estar para veR ahahaha,o OMNI/ONI la sabera o que isto.nisto VAI DARR……………..

    A.G.P.

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …