Chinesa acorda com problema auditivo e deixa de conseguir ouvir homens

Da noite para o dia, uma chinesa deixou de conseguir ouvir vozes masculinas. Embora possa parecer invejável para alguns, a perda auditiva pode ter sérias repercussões médicas.

A chinesa, identificada apenas pelo apelido Chen, deitou-se na cama com dores de cabeça e um zumbido nos ouvidos. De manhã, quando acordou, foi assolada com surdez súbita, apercebendo-se de que não conseguia ouvir nada do que lhe dizia o companheiro, adianta o Boing Boing.

Preocupada com o seu problema auditivo, a mulher dirigiu-se de imediato ao hospital Qianpu, na cidade de Xiamen. Lá, foi examinada por otorrinos que ficaram muito surpreendidos com a seletividade da surdez súbita. “Ela conseguia ouvir-me quando eu lhe falava, mas quando um jovem paciente entrou na sala, não conseguiu ouvir nada do que ele dizia”, comentou a especialista Lin Xiaoqin.

Xiaoqin diagnosticou-lhe uma perda de audição para tudo o que não sejam altas frequências – algo que os otorrinos anglófonos designam tecnicamente como reverse slope hearing loss (RSHL), ou perda auditiva de inclinação investida – e que consideram provavelmente causado pelo stress.

Este é um tipo raro de audição de baixa frequência que, provavelmente, prejudicou a sua capacidade de ouvir vozes masculinas profundas.

Apesar de rara, esta condição afeta geralmente uma em cada 13 mil vítimas de surdez súbita. Normalmente, manifesta-se de forma menos radical, através da dificuldade de entender outras pessoas por telefone, devido à baixa frequência que aí têm os sons, por exemplo.

Pode ser divertido imaginar um mundo em que as vozes masculinas são inexistentes. No entanto, a perda auditiva é um problema muito sério. A boa notícia é que a RSHL é detetada rapidamente, havendo, por isso, boas possibilidades de a perda auditiva ser revertida. Na verdade, foi o que aconteceu no caso de Chen.

O tratamento desta condição pode envolver altas doses de esteroides. No entanto, muita vezes, esta doença desaparece sem nenhum tipo de cuidado especial.

No caso de Chen, o médico aconselhou-a a abrandar o seu ritmo de trabalho, afirmando que foi a perda do sono que causou o declínio da audição de baixa frequência. Um período de descanso foi, então, capaz de restaurar completamente a adição desta chinesa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …