Chinesa acorda com problema auditivo e deixa de conseguir ouvir homens

Da noite para o dia, uma chinesa deixou de conseguir ouvir vozes masculinas. Embora possa parecer invejável para alguns, a perda auditiva pode ter sérias repercussões médicas.

A chinesa, identificada apenas pelo apelido Chen, deitou-se na cama com dores de cabeça e um zumbido nos ouvidos. De manhã, quando acordou, foi assolada com surdez súbita, apercebendo-se de que não conseguia ouvir nada do que lhe dizia o companheiro, adianta o Boing Boing.

Preocupada com o seu problema auditivo, a mulher dirigiu-se de imediato ao hospital Qianpu, na cidade de Xiamen. Lá, foi examinada por otorrinos que ficaram muito surpreendidos com a seletividade da surdez súbita. “Ela conseguia ouvir-me quando eu lhe falava, mas quando um jovem paciente entrou na sala, não conseguiu ouvir nada do que ele dizia”, comentou a especialista Lin Xiaoqin.

Xiaoqin diagnosticou-lhe uma perda de audição para tudo o que não sejam altas frequências – algo que os otorrinos anglófonos designam tecnicamente como reverse slope hearing loss (RSHL), ou perda auditiva de inclinação investida – e que consideram provavelmente causado pelo stress.

Este é um tipo raro de audição de baixa frequência que, provavelmente, prejudicou a sua capacidade de ouvir vozes masculinas profundas.

Apesar de rara, esta condição afeta geralmente uma em cada 13 mil vítimas de surdez súbita. Normalmente, manifesta-se de forma menos radical, através da dificuldade de entender outras pessoas por telefone, devido à baixa frequência que aí têm os sons, por exemplo.

Pode ser divertido imaginar um mundo em que as vozes masculinas são inexistentes. No entanto, a perda auditiva é um problema muito sério. A boa notícia é que a RSHL é detetada rapidamente, havendo, por isso, boas possibilidades de a perda auditiva ser revertida. Na verdade, foi o que aconteceu no caso de Chen.

O tratamento desta condição pode envolver altas doses de esteroides. No entanto, muita vezes, esta doença desaparece sem nenhum tipo de cuidado especial.

No caso de Chen, o médico aconselhou-a a abrandar o seu ritmo de trabalho, afirmando que foi a perda do sono que causou o declínio da audição de baixa frequência. Um período de descanso foi, então, capaz de restaurar completamente a adição desta chinesa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …

Olavo Bilac pede desculpa por ter atuado num comício do Chega

O cantor Olavo Bilac recorreu à sua conta de Facebook para pedir desculpa aos seus fãs e aos seres pares do setor por ter atuado num comício do Chega, frisando não ter qualquer relação com …