/

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate.

Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada com vida na quarta-feira, depois de ter ficado mais de 24 horas enterrada nos escombros.

Esta semana, a província de Honã, no centro da China, foi abalada por fortes chuvas que provocaram um deslizamento de terra na vila de Wangzongdian.

A região sofreu grandes inundações que fizeram pelo menos 51 mortos. Por outro lado, cerca de 400 mil pessoas tiveram de ser evacuadas das suas casas.

Numa semana em que várias famílias viram as suas casas serem destruídas, imagens de uma bebé a ser resgatada tornaram-se populares no país. A criança que, segundo as autoridades não deverá ter mais de quatro meses, foi salva pela mãe que depois acabou por falecer.

“Eu ouvi a voz do bebé e, naquele momento, a equipa de resgate tinha acabado de chegar e conseguiu salvar a criança. Ela foi atirada para um lugar mais alto pela mãe”, referiu um membro da família identificado como Zhao, ao Southern Metropolis Daily, um jornal de Guangzhou. O bebé acabou por ser levado para o hospital e ficou ileso.

O corpo da mãe só foi encontrado no dia seguinte. As equipas de resgate disseram ao jornal Beijing Youth Daily que, quando descobriram o corpo da mulher, este encontrava-se congelado numa posição em que parecia que a mulher estava a levantar alguma coisa.

“Naquele momento crucial a mulher ergueu a filha, e foi por isso que a menina sobreviveu”, referiu um socorrista. As notícias locais não mencionaram o nome da mãe ou da criança.

A chuva e as inundações provocaram o caos em toda a província na última semana. As estradas principais foram transformadas em rios, com carros, destroços e até pessoas arrastadas por fortes correntes de água.

Na capital da província de Honã, na cidade de Zhengzhou, pelo menos 12 pessoas morreram quando a água inundou uma linha subterrânea de metro na noite de terça-feira. Os passageiros ficaram retidos no interior durante cerca de três horas com a água a dar-lhes pela altura dos ombros.

ZAP // BBC

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.