Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate.

Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada com vida na quarta-feira, depois de ter ficado mais de 24 horas enterrada nos escombros.

Esta semana, a província de Honã, no centro da China, foi abalada por fortes chuvas que provocaram um deslizamento de terra na vila de Wangzongdian.

A região sofreu grandes inundações que fizeram pelo menos 51 mortos. Por outro lado, cerca de 400 mil pessoas tiveram de ser evacuadas das suas casas.

Numa semana em que várias famílias viram as suas casas serem destruídas, imagens de uma bebé a ser resgatada tornaram-se populares no país. A criança que, segundo as autoridades não deverá ter mais de quatro meses, foi salva pela mãe que depois acabou por falecer.

“Eu ouvi a voz do bebé e, naquele momento, a equipa de resgate tinha acabado de chegar e conseguiu salvar a criança. Ela foi atirada para um lugar mais alto pela mãe”, referiu um membro da família identificado como Zhao, ao Southern Metropolis Daily, um jornal de Guangzhou. O bebé acabou por ser levado para o hospital e ficou ileso.

O corpo da mãe só foi encontrado no dia seguinte. As equipas de resgate disseram ao jornal Beijing Youth Daily que, quando descobriram o corpo da mulher, este encontrava-se congelado numa posição em que parecia que a mulher estava a levantar alguma coisa.

“Naquele momento crucial a mulher ergueu a filha, e foi por isso que a menina sobreviveu”, referiu um socorrista. As notícias locais não mencionaram o nome da mãe ou da criança.

A chuva e as inundações provocaram o caos em toda a província na última semana. As estradas principais foram transformadas em rios, com carros, destroços e até pessoas arrastadas por fortes correntes de água.

Na capital da província de Honã, na cidade de Zhengzhou, pelo menos 12 pessoas morreram quando a água inundou uma linha subterrânea de metro na noite de terça-feira. Os passageiros ficaram retidos no interior durante cerca de três horas com a água a dar-lhes pela altura dos ombros.

ZAP // BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …