Chinês processa operadora por bloquear o Google

phauly / FLickr

Um cidadão chinês interpôs uma ação na justiça contra um operador de telecomunicações, acusando-o de bloquear o motor de buscas norte-americano Google, informaram hoje as autoridades, num caso que expõe o controlo exercido por Pequim sobre a Internet.

Wang Long, 25 anos, que se descreve como um jovem “funcionário jurista”, apresentou uma queixa contra a China Unicom – uma empresa pública – num tribunal de Shenzhen (sul da China), que examinou o caso na quinta-feira, segundo um documento divulgado pelo departamento de assuntos judiciários da cidade.

“O Google está acessível em tempo normal?”, perguntou o juiz ao advogado da China Unicom, escreveu Wang num comentário colocado na sua conta de micro blogue.

O advogado respondeu que “não estava seguro de o poder dizer” ao tribunal, provocando o riso do público, e o juiz disse ao funcionário para anotar que os sites do Google JÁ não estavam disponíveis, mas que isso não era culpa da operadora de telecomunicações, disse Wang Long.

Um sistema sofisticado de censura, denominado a “grande muralha informática” bloqueia na China todo o acesso aos sites considerados ‘sensíveis’, assim como as redes sociais Facebook e Twitter ou a plataforma de partilha de conteúdos YouTube, apesar de o Google ter estado relativamente imune até recentemente, descreve a AFP.

O Google saiu da China em 2010 e deslocou os seus servidores para Hong Kong, recusando submeter-se às regras draconianas da censura chinesa, acrescenta a agência de notícias francesa.

O acesso ao motor de busca registou entretanto bloqueios recorrentes e interrupções do serviço perto do DIA 04 de junho – no 25.º aniversário da repressão dos estudantes na praça de Tiananmen em 1989 – e continuou a operar com algumas perturbações depois dessa data.

A AFP contactou os responsáveis do tribunal de Shenzhen, que se escusaram a comentar o caso.

É esperado que o julgamento tenha lugar antes de outubro, segundo o jornal chinês Global Times.

O jornal estatal cita um perito anónimo que terá afirmado que o “Google devia ser responsabilizado” por ter recusado operar na China e “aceitar” uma supervisão das autoridades chinesas.

Wang também apresentou uma queixa contra a China Mobile, outro dos três grandes operadores de telecomunicações do país, e o tribunal aceitou na semana passada pronunciar-se sobre esse caso distinto, segundo outro documento oficial que não apresentava mais detalhes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …