Chinês processa operadora por bloquear o Google

phauly / FLickr

Um cidadão chinês interpôs uma ação na justiça contra um operador de telecomunicações, acusando-o de bloquear o motor de buscas norte-americano Google, informaram hoje as autoridades, num caso que expõe o controlo exercido por Pequim sobre a Internet.

Wang Long, 25 anos, que se descreve como um jovem “funcionário jurista”, apresentou uma queixa contra a China Unicom – uma empresa pública – num tribunal de Shenzhen (sul da China), que examinou o caso na quinta-feira, segundo um documento divulgado pelo departamento de assuntos judiciários da cidade.

“O Google está acessível em tempo normal?”, perguntou o juiz ao advogado da China Unicom, escreveu Wang num comentário colocado na sua conta de micro blogue.

O advogado respondeu que “não estava seguro de o poder dizer” ao tribunal, provocando o riso do público, e o juiz disse ao funcionário para anotar que os sites do Google JÁ não estavam disponíveis, mas que isso não era culpa da operadora de telecomunicações, disse Wang Long.

Um sistema sofisticado de censura, denominado a “grande muralha informática” bloqueia na China todo o acesso aos sites considerados ‘sensíveis’, assim como as redes sociais Facebook e Twitter ou a plataforma de partilha de conteúdos YouTube, apesar de o Google ter estado relativamente imune até recentemente, descreve a AFP.

O Google saiu da China em 2010 e deslocou os seus servidores para Hong Kong, recusando submeter-se às regras draconianas da censura chinesa, acrescenta a agência de notícias francesa.

O acesso ao motor de busca registou entretanto bloqueios recorrentes e interrupções do serviço perto do DIA 04 de junho – no 25.º aniversário da repressão dos estudantes na praça de Tiananmen em 1989 – e continuou a operar com algumas perturbações depois dessa data.

A AFP contactou os responsáveis do tribunal de Shenzhen, que se escusaram a comentar o caso.

É esperado que o julgamento tenha lugar antes de outubro, segundo o jornal chinês Global Times.

O jornal estatal cita um perito anónimo que terá afirmado que o “Google devia ser responsabilizado” por ter recusado operar na China e “aceitar” uma supervisão das autoridades chinesas.

Wang também apresentou uma queixa contra a China Mobile, outro dos três grandes operadores de telecomunicações do país, e o tribunal aceitou na semana passada pronunciar-se sobre esse caso distinto, segundo outro documento oficial que não apresentava mais detalhes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …