China vai expor 500 cavalos enterrados vivos há 25 séculos

Rolfmueller / Wikimedia

Esqueletos de cavalos sacrificados no tempo de Qi Jinggong (547 a 490 AC)

Esqueletos de cavalos sacrificados no tempo do imperador Qi Jinggong (547 a 490 AC)

A cidade de Zibo, no leste da China, anunciou que vai restaurar e mostrar numa exposição a partir do próximo ano 500 cavalos enterrados vivos junto a um imperador que reinou na região há 2.500 anos.

Segundo a agência oficial Xinhua, os cavalos pertencem ao túmulo de Qi Jinggong, imperador do período da Primavera e Inverno (séculos VIII a V antes de Cristo).

Segundo as tradições funerárias da antiguidade chinesa, após a morte de um Imperador, os seus cavalos deviam acompanhá-lo na viagem para o além.

Os cavalos foram recentemente descobertos nas imediações de Zibo, e segundo os arqueólogos vão permitir obter mais informações sobre o Período da Primavera e Inverno da antiga China.

Nessa época, a China estava dividida em diferentes pequenos reinos, não havendo tantos dados históricos acerca deste período como há de outras eras posteriores da história chinesa.

O governo local vai investir cerca de 11 milhões de dólares para preservar o mausoléu equino e prosseguir as escavações no local.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há, precisamente, um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Genoma do urso-das-cavernas sequenciado graças a minúsculo osso com 360 mil anos

Investigadores sequenciaram o genoma do urso-das-cavernas graças a um pequeno osso com 360 mil anos. A história evolutiva deste animal mudou drasticamente. Os ursos-das-cavernas eram enormes ursos herbívoros que vagueavam pela Europa e norte da Ásia …

Um ano após o primeiro caso, Marcelo elogia SNS, mas relembra que a pandemia ainda não acabou

Para o chefe de Estado, ao longo de 12 meses, Portugal "foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente". Marcelo diz que "é desejável" melhorar a "capacidade de planear e antecipar …

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude (e chovem críticas)

Um grupo de reflexão, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), concluiu que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) comporta um sério risco de fraude e necessita de várias …

Moedas quer unir a direita contra Medina. Objetivo é incluir IL e Aliança na coligação PSD/CDS

Carlos Moedas está a tentar alargar a coligação PSD/CDS para construir uma frente de direita contra o socialista Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança esta terça-feira que Carlos Moedas, candidato do …

Faz pequenas pausas antes de responder a uma questão? Pode parecer menos sincero

Costuma fazer pequenas pausas antes de responder a uma questão? Este comportamento pode fazer com que a resposta pareça menos sincera e confiável, de acordo com uma nova investigação da American Psychological Association. Segundo a …

Portugal entra no 12.º estado de emergência. Restrições são as mesmas dos últimos 15 dias

Portugal entrou esta terça-feira no 12.º período de estado de emergência para conter a pandemia da covid-19, mas mantendo, até 16 de março, as mesmas regras que vigoraram nos últimos 15 dias em território continental. O …

Eis o "estado redemoinho", um novo tipo de matéria que desafia as leis da Física

Uma nova investigação revelou que, no nível mais básico, o comportamento de grupo como, por exemplo, cardumes de peixes, enxames de insetos e bandos de pássaros, forma um novo tipo de matéria ativa, chamado …

Descoberto "gasoduto" espacial que alimenta uma galáxia gigante

Um recente estudo forneceu a primeira evidência direta de "gasodutos" de gás frio que alimentaram as primeiras galáxias massivas do Universo. Uma equipa de astrónomos norte-americanos, liderada pela Universidade de Iowa, observou evidências de fluxos de gás …

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …