China Three Gorges recuperou 70% do investimento na EDP

2

A acionista China Three Gorges (CTG), a maior da EDP, recuperou, até ao momento, 69,6% do investimento que tem na empresa.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que escreve que, esta segunda-feira, os acionistas da EDP recebem o montante mais elevado de sempre em dividendos: 753,5 milhões de euros.

No entanto, apesar de ser o montante mais elevado, a China Three Gorges (CTG) recebe este ano o menor valor desde que ganhou a privatização da companhia elétrica em 2011.

Pela posição atual de 19,03%, a CTG encaixa este ano um valor bruto (sem descontar impostos) de 143,4 milhões de euros em dividendos. Se forem considerados todos os dividendos recebidos em 10 anos, assim como o dinheiro encaixado com as vendas de ações da EDP, a CTG já embolsou 1.875 milhões de euros com a EDP.

O seu investimento inicial foi de 2.304 milhões. Até ao momento, conseguiu assim recuperar 69,6% do investimento que tem na empresa portuguesa.

Em julho do ano passado, a CTG investiu 230 milhões (3,30 euros por ação) para manter a posição de 21,5% na EDP, mas já este ano efetuou o desinvestimento mais significativo na elétrica.

A venda de 100 milhões de ações resultou num encaixe de 534 milhões de euros e deixou a CTG com a posição mais curta no capital da empresa portuguesa – 19,03%.

ZAP //

2 Comments

  1. Parabéns ao Passos, ao Portas, ao Catroga e ao restante gangue de vendilhões… os “chinos” agradecem tudo que fizeram por eles!…

  2. A isto é que se chama três gargantas fundas! Não fora o horror que certos políticos têm ao estado
    ( mas que o sugam até à última gota!) querendo vendê-lo a qualquer preço, como aconteceu com os CTT, A ANA e a REN, estes dividendos pertenceriam a todos nós e, na época de vacas magras que atravessamos, dar-nos-iam muito jeito! Enfim, são os politicozecos que temos!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.