China está a desenvolver tecnologia avançada anti-satélite, diz EUA

2

Oficiais de inteligência dos Estados Unidos (EUA) emitiram um aviso informando que a China está a desenvolver tecnologia avançada anti-satélite, que pode representar um risco para os meios espaciais norte-americanos.

Segundo relatou a Bloomberg, citada pelo Interesting Engineering, o alerta foi emitido na semana passada, durante um ‘webinar’ para um grupo de inteligência e segurança, com o contra-almirante Michael Studeman a revelar que a China está a criar armamento anti-satélite, com diferentes capacidades.

“Eles [chineses] olham para a nossa capacidade espacial e querem igualá-la ou superá-la e ser capazes de dominar, garantindo a si próprios as manobras de que precisam para atingir os seus objetivos se estiverem numa luta”, indicou.

Este aviso é o último avançado por figuras militares de alto escalão dos EUA sobre o potencial desenvolvimento chinês de equipamentos de contra-ataque espaciais, que podem ser utilizados contra ativos espaciais dos EUA, como satélites.

Em abril, o Diretor de Inteligência Nacional dos EUA afirmou que a estação espacial chinesa de Tiangong era uma ameaça, referindo que o seu objetivo principal era “obter benefícios militares, económicos e de prestígio que Washington acumulou com a liderança espacial”. O relatório acrescentava que Pequim está a treinar o uso da tecnologia anti-satélite, incluindo mísseis terra-espaço, lasers e outros sistemas.

O relatório apontava ainda que a China está a desenvolver embarcações capazes de intercetar, capturar e, em última análise, destruir satélites norte-americanos.

Por seu lado, os EUA têm criado medidas para lidar com os avanços da China, ao mesmo tempo que os especialistas pedem um reforço das capacidades de defesa espacial. Investigadores do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais divulgaram um relatório, em fevereiro, com potenciais projetos para aumentar a defesa contra armas anti-satélite.

Foi também fundada a Força Espacial, um ramo especial das Forças Militares dos EUA, que está a trabalhar em armas terrestres para eliminar satélites inimigos.

Taísa Pagno //

2 Comments

  1. E viva a corrida aos armamentos para bem da humanidade, ganância, loucura e poder, ainda não perceberam todos que vão pelo caminho errado!

  2. Os americanos sendo o que são, podemos ter a certeza de que estão a construir sistemas capazes de destruir os satélites chineses. A China não faz mais do que garantir a retaliação se isso acontecer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.