A tensão entre a China e Taiwan tem um novo episódio caricato — um soco a Winnie The Pooh

Sky News / cv

Um distintivo que mostra um urso da Ilha Formosa a dar um soco a Winnie The Pooh tornou-se um sucesso de vendas em Taiwan por troçar de Xi Jinping.

Há mais um capítulo na escalada de tensão entre a China e Taiwan, mas desta vez com um protagonista caricato — Winnie The Pooh.

E o que é que esta personagem infantil tem a ver com um conflito geopolítico que se arrasta há décadas, pergunta o leitor? Pelos vistos, Xi Jinping é muitas vezes ridicularizado pelas suas parecenças com este urso viciado em mel, que é quase como o seu “sósia” perdido. As autoridades chinesas até censuram imagens do boneco, que é muitas vezes usado em memes que troçam do líder político.

Foi precisamente para acender o espírito patriótico que Alex Hsu criou um distintivo que mostra um urso negro da Ilha Formosa a segurar uma bandeira de Taiwan e a dar um soco a Winnie The Pooh.

A população aprovou a ideia e está a comprar os distintivos para apoiar as forças militares, numa altura em que a China está a apertar o cerco ao território e a fazer simulações de uma invasão, relata o The Guardian.

O distintivo já data do ano passado, mas as vendas na loja de Hsu dispararam depois de uma foto publicada no sábado ter mostrado um piloto da Força Aérea com o distintivo cosido no seu uniforme.

“Queria aumentar a moral das nossas tropas com este distintivo”, afirmou o criador, que já encomendou mais distintivos para responder ao disparo na procura.

O edifício que funciona como a embaixada informal de Taiwan nos Estados Unidos já manifestou o seu apoio no Twitter. “Onde é que podemos arranjar um distintivo desses! É um best-seller garantido!”, escreveu.

A Força Aérea de Taiwan revela à Reuters que não apoia directamente o uso do distintivo, mas vai “manter uma atitude aberta” sobre qualquer coisa que possa aumentar a moral dos militares.

A China reclama a ilha de Taiwan como território seu e Xi Jinping tem repetidamente dado a entender que Pequim vai usar a força para retomar o controlo da ilha.

Nos últimos anos, a força aérea chinesa tem aumentado as incursões no espaço aéreo de Taiwan e há receios de que rebente um conflito armado até 2025. No caso de uma guerra, Joe Biden já garantiu que os Estados Unidos vão dar apoio e enviar tropas para defender Taiwan.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.