China planeia enviar sondas espaciais a três asteroides

P.Carril / ESA

O asteróide 2011 UW-158, a maior pedra preciosa do Mundo

O asteróide 2011 UW-158, a maior pedra preciosa do Mundo

As autoridades chinesas planeiam enviar sondas espaciais para estudar os movimentos de três asteroides e aterrar num deles para recolher amostras, informou esta quarta-feira a imprensa oficial.

O investigador Ji Jianghui, do Observatório Montanha Púrpura da Academia de Ciências da China, revelou estes planos, com que os cientistas aspiram a conhecer melhor as características dos asteroides e estudar a sua formação e evolução para compreender as origens do sistema solar e da vida na Terra.

“O plano dos especialistas é que uma sonda voe perto de um asteroide, voe perto de outro asteroide durante algum tempo e aterre num terceiro, para desenvolver análises de amostras na superfície”, afirmou Ji.

A prioridade dos cientistas nestas missões é detetar asteroides próximos da Terra, para calcular as probabilidades de colisão com o nosso planeta.

“A China também vai enviar a sonda lunar Chang E-5 à Lua e trará de volta amostras este ano. Se essa missão for bem-sucedida significa que a China, como o Japão, serão capaz de trazer amostras de asteroides para as estudar em laboratórios na Terra”, afirmou Ji.

A China espera enviar outra sonda ao lado oculto da Lua, em 2018, e prevê também levar a cabo, em 2020, a sua primeira missão de exploração a Marte, que aterrará no planeta vermelho e recolherá amostras geológicas do terreno que trará posteriormente à Terra.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …

A nova primeira-ministra da Finlândia é a pessoa mais nova de sempre a ocupar o cargo

A ministra dos Transportes da Finlândia, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre — e terceira mulher — a ocupar …