China enviou 100 mil turistas para Palau (em troca do corte de relações com Taiwan)

Ritchie B. Tongo / EPA

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Taiwan Joseph Wu (e) e o presidente de Palau Surangel Whipps Jr. (d)

O presidente do Palau afirmou que a China tentou convencê-lo a cortar relações com Taiwan enviando 100 mil turistas para o pequeno Estado insular do Pacífico. Quando o país se recusou, a China retirou-os.

O presidente Surangel Whipps Jr., que recentemente revelou ter recusado abordagens chinesas, falava em Taipé, durante uma visita a Taiwan que marca o lançamento de uma “bolha” para turismo entre os dois países, durante a pandemia de covid-19.

Segundo Whipps, responsáveis chineses disseram-lhe que “o céu é o limite” no que concerne a benefícios de cortar as relações com Taiwan e aderir à política de “uma só China”, mas que o episódio dos 100 mil turistas chineses no arquipélago demonstra tratar-se de uma política de “cenoura e cacete”, que considera “contraproducente”.

“Num relacionamento (…) não se bate na esposa para fazer com que ela goste de nós”, disse Whipps, citado pela agência CNA. “Se me der cenouras, não me diga que não posso ver outras pessoas, porque todos nós acreditamos na paz e na prosperidade para todos”, adiantou o chefe de Estado de um dos quatro aliados que restam a Taiwan na região Ásia-Pacífico, juntamente com as Ilhas Marshall, Nauru e Tuvalu.

Na mesma visita, os países anunciaram a sua primeira bolha de viagens durante a pandemia de covid-19, de acordo com a agência Reuters. “Estou feliz em anunciar o lançamento oficial da bolha de viagens Taiwan-Palau”, disse o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu.

A bolha das viagens começará em abril, com dois voos semanais transportando 110 turistas cada um de Taiwan para Palau. Os viajantes devem apresentar testes negativos e participar em grupos turísticos, nos quais serão solicitados a seguir regras de distanciamento social, como visitar apenas hotéis e locais designados. Taiwan também receberá turistas que viajam em grupos de Palau.

A delegação do presidente de Palau integra o embaixador norte-americano no Estado insular, John Hennessey-Niland, que se tornou assim no primeiro chefe de representação diplomática dos Estados Unidos a visitar Taiwan desde que os norte-americanos estabeleceram relações diplomáticas com a República Popular da China, em 1979.

Desde 2001, a China conseguiu que 17 aliados diplomáticos de Taiwan deixassem de reconhecer a sua soberania, incluindo São Tomé e Príncipe.

Os mais recentes a virarem-se para Pequim foram as Ilhas Salomão e Kiribati, mas, no caso de Palau, a questão não se coloca, segundo o seu presidente.

  ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …