China enviou 100 mil turistas para Palau (em troca do corte de relações com Taiwan)

Ritchie B. Tongo / EPA

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Taiwan Joseph Wu (e) e o presidente de Palau Surangel Whipps Jr. (d)

O presidente do Palau afirmou que a China tentou convencê-lo a cortar relações com Taiwan enviando 100 mil turistas para o pequeno Estado insular do Pacífico. Quando o país se recusou, a China retirou-os.

O presidente Surangel Whipps Jr., que recentemente revelou ter recusado abordagens chinesas, falava em Taipé, durante uma visita a Taiwan que marca o lançamento de uma “bolha” para turismo entre os dois países, durante a pandemia de covid-19.

Segundo Whipps, responsáveis chineses disseram-lhe que “o céu é o limite” no que concerne a benefícios de cortar as relações com Taiwan e aderir à política de “uma só China”, mas que o episódio dos 100 mil turistas chineses no arquipélago demonstra tratar-se de uma política de “cenoura e cacete”, que considera “contraproducente”.

“Num relacionamento (…) não se bate na esposa para fazer com que ela goste de nós”, disse Whipps, citado pela agência CNA. “Se me der cenouras, não me diga que não posso ver outras pessoas, porque todos nós acreditamos na paz e na prosperidade para todos”, adiantou o chefe de Estado de um dos quatro aliados que restam a Taiwan na região Ásia-Pacífico, juntamente com as Ilhas Marshall, Nauru e Tuvalu.

Na mesma visita, os países anunciaram a sua primeira bolha de viagens durante a pandemia de covid-19, de acordo com a agência Reuters. “Estou feliz em anunciar o lançamento oficial da bolha de viagens Taiwan-Palau”, disse o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu.

A bolha das viagens começará em abril, com dois voos semanais transportando 110 turistas cada um de Taiwan para Palau. Os viajantes devem apresentar testes negativos e participar em grupos turísticos, nos quais serão solicitados a seguir regras de distanciamento social, como visitar apenas hotéis e locais designados. Taiwan também receberá turistas que viajam em grupos de Palau.

A delegação do presidente de Palau integra o embaixador norte-americano no Estado insular, John Hennessey-Niland, que se tornou assim no primeiro chefe de representação diplomática dos Estados Unidos a visitar Taiwan desde que os norte-americanos estabeleceram relações diplomáticas com a República Popular da China, em 1979.

Desde 2001, a China conseguiu que 17 aliados diplomáticos de Taiwan deixassem de reconhecer a sua soberania, incluindo São Tomé e Príncipe.

Os mais recentes a virarem-se para Pequim foram as Ilhas Salomão e Kiribati, mas, no caso de Palau, a questão não se coloca, segundo o seu presidente.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …