China entrega mísseis à Sérvia em operação semi-secreta

8

L.G.Liao / Wikimedia

Avião Y-20 da Força Aérea chinesa

A Sérvia recebeu, este fim de semana, uma entrega de mísseis chineses HQ-22, numa operação considerada semi-secreta. O Ocidente está preocupado com a acumulação de armas nos Balcãs e teme o ressurgimento de conflitos armados na região.

Segundo o The Washington Post, seis aviões Y-20 da Força Aérea chinesa aterraram, ao início da manhã de domingo, no aeroporto civil Nikola Tesla, em Belgrado. Alegadamente, seguiam a bordo sistemas de mísseis HQ-22, mísseis de fabrico chinês de médio/longo alcance.

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, confirmou a entrega ao afirmar, no sábado, que iria exibir o “mais recente orgulho” militar sérvio na terça ou quarta-feira.

Anteriormente, já tinha lamentado a recusa dos países vizinhos (na sua maioria, membros da NATO) em permitirem a entrega pelo seu espaço aéreo no contexto das tensões crescentes entre o Ocidente e a Rússia.

A entrega dos mísseis, cuja versão de exportação é denominada FK-3, já estava acordada desde 2019. Para chegar à Sérvia, os aviões sobrevoaram pelo menos dois países da NATO – Turquia e Bulgária – uma entrega encarada pelos peritos como uma demonstração do crescente alcance global da China.

“A aparição dos Y-20 levantou sobrancelhas porque estes voaram em massa, em oposição a uma série de voos de aeronave única”, escreveu a revista The Warzone. “A presença do Y-20 na Europa em qualquer número também é um desenvolvimento relativamente novo.”

Aleksandar Radic, um analista militar citado pela Associated Press, entende que “os chineses fizeram uma demonstração de força“.

A verdade é que o Ocidente está preocupado com a acumulação de armas nos Balcãs, por temer que esta conduza a um ressurgimento dos conflitos armados na região, que vive uma paz frágil depois de anos de guerra na década de 1990.

O Ocidente teme especialmente um ataque ao Kosovo, a ex-província sérvia que proclamou a sua independência em 2008. A soberania é reconhecida pelos países ocidentais, mas não pela Sérvia, Rússia e China.

ZAP //

8 Comments

  1. A ex-Jugoslávia é, depois da Ucrânia, o maior barril de pólvora da Europa. O conflito está sempre latente e sem boa solução à vista – um pouco como a Palestina, só que, por enquanto, sem atentados ou ataques, até ver…

  2. É fuzilar já Putin XI xinping e o gordo da Coreia do norte com todos os seus generais incluídos e o mundo vive descansado por mais 200 anos

  3. A China vai ser outra Rússia e a culpa é mais uma vez do Ocidente, que lhes abriu as portas e lhes encheu os cofres…
    É bom que se comece a olhar para a China com olhos de ver…

  4. Custa-me imenso que em pleno século XXI ainda se assassina,se façam guerras, por um bocado de terra, sendo um sinal claro da incapacidade de evolução cultural e intelectual de quem a provoca. O planeta é de todos aqueles que nasceram nele, animais e plantas incluídos, não se deve de seguir o deus dinheiro , pois isso é todo o nosso suicídio da humanidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.