China condena encontro de Obama com o Dalai Lama

Cea. / Flickr

O presidente Barack Obama com Sua Santidade, o Dalai Lama. Os dois Nobel da Paz encontraram-se na Casa Branca, em 2010

O presidente Barack Obama com Sua Santidade, o Dalai Lama. Os dois Nobel da Paz encontraram-se na Casa Branca, em 2010

O governo chinês manifestou hoje a sua “forte oposição” ao anunciado encontro do Presidente norte-americano, Barack Obama, com o Dalai Lama, considerando a iniciativa “uma ingerência nos assuntos internos da China”.

“Opomo-nos fortemente à ingerência de qualquer país nos assuntos internos da China em nome de questões relacionadas com o Tibete”, disse o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Hong Lei.

Barack Obama vai participar quinta-feira com o Dalai Lama numa Oração Nacional (National Prayer Breakfast) em Washington, anunciou a Casa Branca, no que será o quarto encontro entre o presidente norte-americano e o exilado líder espiritual dos tibetanos.

Questões relacionadas com o Tibete dizem respeito ao núcleo essencial dos interesses e dos sentimentos nacionais da China”, disse o porta-voz do MNE chinês.

“Exortamos os Estados Unidos a manterem-se fiéis aos seus compromissos acerca do Tibete e a lidarem com a referida questão tendo em conta os interesses globais das relações sino-norte-americanas”, acrescentou.

O Dalai Lama, galardoado em 1989 com o Premio Nobel da Paz, exilou-se na India há mais de meio século, depois de uma frustrada rebelião contra a administração chinesa no Tibete.

Para as autoridades chinesas, o Dalai Lama “é um lobo com pele de cordeiro” e “sob a capa da religião, promove atividades para dividir a China”.

O Tibete – um vasto e remoto território da cordilheira dos Himalaias, cerca de doze vezes maior do que Portugal e apenas três milhões de habitantes, é uma das cinco regiões autónomas da Republica Popular da China.

O Dalai Lama reclama uma “maior autonomia para o Tibete”, nomeadamente no plano cultural e religioso, mas diz que não defende a independência do território.

Em dezembro, o papa Francisco recusou uma audiência com Dalai Lama para evitar tensões com a China.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a quinta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …