A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros ajudantes) de quatro patas.

De acordo com a emissora estatal CCTV, a China tem apenas cerca de 200 cães-guias ao serviço até abril – um número que torna estes animais ainda mais raros do que os pandas gigantes. Mas a escassez de cães-guia é ainda mais notória se considerarmos o grande número de pessoas que poderiam beneficiar da ajuda destes amigos de quatro patas.

A Associação Chinesa de Cegos estima que a população com deficiência visual seja superior a 17 milhões. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito milhões de chineses são completamente cegos.

Andar pelas cidades chinesas pode ser uma tarefa complicada para os invisuais, tanto que os desencoraja a sair de casa, escreve a CNN. Estradas com várias vias, inúmeras passadeiras e túneis fazem com que os cegos sintam um “medo constante” de se locomover pelas cidades chinesas.

Em Pequim, por exemplo, nem todas as travessias pedestres têm sinais de trânsito audíveis para cegos e mesmo quando as instalações de acessibilidade estão instaladas, por vezes não atendem ao seu propósito.

A má conservação das estradas representa outro perigo, com várias tampas de saneamento a serem roubadas para serem posteriormente vendidas em sucatas.

Na China há também muito poucas escolas de treino de cães-guia. Fundado em 2006, o centro de treino de cães-guia de Dalian foi o primeiro deste tipo no país – mas já existiam instalações semelhantes um pouco por todo o mundo. Aliás, a primeira escola de cães-guia do mundo foi fundada durante a I Guerra Mundial, na Alemanha.

Atualmente, este centro tem 100 cães em diferentes fases de treino. Os animais – principalmente Golden Retrievers e Labradores, devido à sua natureza amigável – são enviados para famílias adotivas durante um ano para aprenderem a conviver com humanos, antes de voltarem ao centro para mais um ano de treino profissional. É um processo demorado e rigoroso.

A falta de financiamento é uma das principais restrições para as escolas de cães-guia da China. Como uma organização sem fins lucrativos, o centro de Dalian dá cães-guia aos candidatos de forma gratuita, mas cada animal custa cerca de 200.000 yuans (30.353 dólares) para treinar.

Um outro entrave é a própria população, apesar de nos últimos anos ter mostrado maior abertura. Os cães são permitidos em metros, autocarros e comboios, especialmente em cidades de primeira linha, como Pequim, Xangai e Shenzhen. No entanto, há cidades chinesas que ainda têm um longo caminho a percorrer.

Existem também muitos hotéis que ainda não aceitam cães-guia a viajar de avião com estes animais pode ser um verdadeiro pesadelo burocrático. Mesmo que o cão tenha uma autorização de trabalho válida e um certificado de vacina adequado, muitas companhias aéreas exigem um certificado de saúde separado – muitas vezes difícil de obter.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

      • Que o homem, animal supostamente racional, ande a comer outros mamíferos, membros da sua classe animal, é contranatura. O homem deveria ficar-se por comer aves, peixes, crustáceos e moluscos.

        • Resumindo tu é que escolhias que tipo de animais se poderia comer… Não me digas que nunca comeste vaca ou porco kkk … Também são mamíferos… Eu até posso concordar que não se deveria comer animais… Mas preocupa-me mais a forma como os tratam antes de comer nos países que tu chamas de exemplos kkk … É só ridículo julgar um povo porque há uma % de pessoas que come cães … E podes ter a certeza que não gostas mais de animais do que eu mas não vou ser hipócrita e achar que eles não podem e nos já podemos comer todo o tipo de animais que quisermos

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …