A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros ajudantes) de quatro patas.

De acordo com a emissora estatal CCTV, a China tem apenas cerca de 200 cães-guias ao serviço até abril – um número que torna estes animais ainda mais raros do que os pandas gigantes. Mas a escassez de cães-guia é ainda mais notória se considerarmos o grande número de pessoas que poderiam beneficiar da ajuda destes amigos de quatro patas.

A Associação Chinesa de Cegos estima que a população com deficiência visual seja superior a 17 milhões. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito milhões de chineses são completamente cegos.

Andar pelas cidades chinesas pode ser uma tarefa complicada para os invisuais, tanto que os desencoraja a sair de casa, escreve a CNN. Estradas com várias vias, inúmeras passadeiras e túneis fazem com que os cegos sintam um “medo constante” de se locomover pelas cidades chinesas.

Em Pequim, por exemplo, nem todas as travessias pedestres têm sinais de trânsito audíveis para cegos e mesmo quando as instalações de acessibilidade estão instaladas, por vezes não atendem ao seu propósito.

A má conservação das estradas representa outro perigo, com várias tampas de saneamento a serem roubadas para serem posteriormente vendidas em sucatas.

Na China há também muito poucas escolas de treino de cães-guia. Fundado em 2006, o centro de treino de cães-guia de Dalian foi o primeiro deste tipo no país – mas já existiam instalações semelhantes um pouco por todo o mundo. Aliás, a primeira escola de cães-guia do mundo foi fundada durante a I Guerra Mundial, na Alemanha.

Atualmente, este centro tem 100 cães em diferentes fases de treino. Os animais – principalmente Golden Retrievers e Labradores, devido à sua natureza amigável – são enviados para famílias adotivas durante um ano para aprenderem a conviver com humanos, antes de voltarem ao centro para mais um ano de treino profissional. É um processo demorado e rigoroso.

A falta de financiamento é uma das principais restrições para as escolas de cães-guia da China. Como uma organização sem fins lucrativos, o centro de Dalian dá cães-guia aos candidatos de forma gratuita, mas cada animal custa cerca de 200.000 yuans (30.353 dólares) para treinar.

Um outro entrave é a própria população, apesar de nos últimos anos ter mostrado maior abertura. Os cães são permitidos em metros, autocarros e comboios, especialmente em cidades de primeira linha, como Pequim, Xangai e Shenzhen. No entanto, há cidades chinesas que ainda têm um longo caminho a percorrer.

Existem também muitos hotéis que ainda não aceitam cães-guia a viajar de avião com estes animais pode ser um verdadeiro pesadelo burocrático. Mesmo que o cão tenha uma autorização de trabalho válida e um certificado de vacina adequado, muitas companhias aéreas exigem um certificado de saúde separado – muitas vezes difícil de obter.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

      • Que o homem, animal supostamente racional, ande a comer outros mamíferos, membros da sua classe animal, é contranatura. O homem deveria ficar-se por comer aves, peixes, crustáceos e moluscos.

        • Resumindo tu é que escolhias que tipo de animais se poderia comer… Não me digas que nunca comeste vaca ou porco kkk … Também são mamíferos… Eu até posso concordar que não se deveria comer animais… Mas preocupa-me mais a forma como os tratam antes de comer nos países que tu chamas de exemplos kkk … É só ridículo julgar um povo porque há uma % de pessoas que come cães … E podes ter a certeza que não gostas mais de animais do que eu mas não vou ser hipócrita e achar que eles não podem e nos já podemos comer todo o tipo de animais que quisermos

RESPONDER

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …