Após muitos anos de paz, chimpanzés e gorilas estão a entrar em guerra

1

Pixabay / Pexels

A tensão entre gorilas e chimpanzés tem aumentado, segundo um estudo recente, devido a disputas por território e comida.

Depois de muitos anos a coexistirem em paz, chimpanzés e gorilas estão agora a entrar em guerra. Este conflito entre primatas prende-se com disputas de território e alimento, escreve a Discover Magazine.

Tanto quanto sabemos, o conflito terá começado em fevereiro de 2019, quanto investigadores ficaram chocados ao assistir a duas batalhas injustificadas no Parque Nacional Loango, no Gabão.

Em ambas, foram os chimpanzés a instigar os ataques e os que acabaram por sair vencedores (e nas duas vezes um gorila bebé acabou sem vida). Os cientistas não sabem se eram os mesmos chimpanzés que estavam envolvidos em ambas as disputas.

O gorila-ocidental-das-terras-baixas é uma subespécie que habita as florestas tropicais da África Central, incluindo o Parque Nacional Loango. Os machos adultos pesam cerca de 136 quilogramas e medir 1,80 metros de altura.

Como os gorilas, os chimpanzés ocupam territórios semelhantes e têm uma dieta semelhante, à base de plantas, frutas ou insetos.

Ao contrário do gorilas, que apesar da sua imponência são animais gentis, os chimpanzés são inerentemente agressivos e violentos entre si.

Uma explicação provável pode ser que um novo território normalmente significa mais alimentos e recursos que podem ser escassos em certas regiões.

Dadas as semelhanças entre gorilas e chimpanzés, as duas espécies dividem território, comida e outros recursos de forma pacífico — pelo menos até recentemente.

Os ataques brutais de 2019 indicam que a tensão pode estar a aumentar entre os dois grupos de animais.

Um recente estudo sugere que a competição por recursos limitados pode ter sido um fator determinante. Com as alterações climáticas em alta e a diminuição na disponibilidade de fruta em Loango, o instinto observado nos chimpanzés de lutar por comida e território pode ter iniciado e incitado esta guerra entre primatas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.