/

Cientistas já sabem por que os chimpanzés gostam de atirar pedras às árvores

Os chimpanzés gostam de atirar pedras às árvores e, de acordo com um novo estudo, fazem-no porque gostam do barulho do impacto (e não por causa de um suposto ritual sagrado).

Em 2016, uma equipa de cientistas anunciou a descoberta de um comportamento estranho em quatro chimpanzés na África Ocidental. A investigação, publicada na revista Scientific Reports, reportava que estes gostavam de atirar pedras às árvores.

Qual o motivo para isto acontecer? Os investigadores não sabiam, mas avançaram algumas hipóteses possíveis, nomeadamente uma, que recebeu bastante atenção na altura, que falava num suposto ritual sagrado.

Agora, Ammie Kalan, uma das investigadoras dessa pesquisa, liderou uma nova investigação que sugere que, afinal, estes animais têm este comportamento porque gostam do barulho do impacto.

“Até hoje, o comportamento não foi observado em nenhum outro lugar, incluindo nos vários sítios de pesquisa a longo prazo onde os chimpanzés são estudados há décadas”, disse Kalan, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, à revista Newsweek.

“O comportamento chamou imediatamente a nossa atenção, pois as árvores onde as pedras se acumulam na base ou nas cavidades são locais que os chimpanzés revisitam repetidamente para atirar pedras, deixando para trás um sinal visual conspícuo nesses territórios de chimpanzés”, acrescenta.

No novo estudo, publicado na revista Biology Letters, a equipa simulou este comportamento e comparou o som produzido pelas diferentes espécies de árvores e, depois, compararam as suas gravações com as das árvores em que os chimpanzés atiravam pedras.

As descobertas mostraram que os chimpanzés estavam a selecionar árvores com base no som que produziam quando as pedras as atingiam — os sons produzidos tinham energias concentradas em frequências mais baixas, o que significa que o som permanece durante mais tempo naquele ambiente.

A equipa também descobriu que as árvores vizinhas eram semelhantes em termos de casca e tamanho, mas não produziam o mesmo som. Essas não foram selecionadas como alvos de arremesso de pedras, dando mais evidências que sugerem que os chimpanzés estavam a escolher as árvores com base nas suas propriedades acústicas.

A maioria dos chimpanzés registados eram machos adultos. Pouco antes de atirarem as pedras, em quase todos os casos os chimpanzés emitiam uma vocalização de longa distância. Depois de a pedra atingir a árvore, pareciam ficar a ouvir uma resposta.

Kalan diz que este comportamento deverá estar relacionado com a comunicação destes animais, mas ainda não está claro. “É isso que vou tentar descobrir a seguir. O que acho interessante é porque é que os locais são tão raros e por que o comportamento é tão raro nos chimpanzés em geral”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.