Chegou o verão e as argentinas não conseguem comprar tampões

Shattonbury / wikimedia

Tampão Feminino

Tampão Feminino

Com o calor a chegar em força à Argentina, as mulheres do país enfrentam um relevante dilema: a falta de tampões. Este produto de higiene feminina está em falta nas lojas da nação sul-americana.

Os retalhistas argentinos estão com dificuldades em fazer face à procura de tampões. E nalguns locais, as mulheres não conseguem encontrar nem uma caixa sequer deste essencial produto de higiene feminina, conforme revela uma reportagem do The Wall Street Journal.

Esta falta está a afectar inúmeras mulheres que têm manifestado a sua angústia através das redes sociais. E o problema… bem, ninguém se entende quanto à origem desta escassez.

As dificuldades económicas que o país atravessa, nomeadamente para consegui pagar a dívida externa, e as barreiras alfandegárias determinadas pelo governo têm causado a falta de diversos bens de consumo. Todavia, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e seus pares refutam responsabilidades.

O Ministério da Economia da Argentina já veio alegar que a culpa é dos “problemas logísticos” das empresas que fornecem este tipo de produto.

A Johnson & Johnson, responsável por uma das marcas de tampões mais conhecidas mundialmente, assume algumas “dificuldades para satisfazer a grande procura sazonal” por causa dos “atrasos no processo de importação no fim de 2014”, conforme revela um dirigente da empresa citado pelo The Wall Street Journal.

A Kimberly-Clark, outra empresa que comercializa tampões, admite também no mesmo jornal “problemas de distribuição” em alguns locais, motivados pelo “aumento da procura nesta época do ano”.

A Argentina está em pleno arranque da época balnear, enfrentando dias com temperaturas elevadas, o que faz aumentar a procura de tampões.

E, entretanto, surgem as críticas da oposição, nomeadamente quando a Argentina tem como presidente uma mulher. Facto que muitos evidenciam quando se queixam desta escassez.

Se o Ministro da Economia fosse uma mulher, não teríamos uma falta de tampões“, atira por seu turno o economista Miguel Braun, numa publicação no Twitter.

O economista, que trabalha com o candidato presidencial da oposição Mauricio Macri, acrescenta que “se o ministro da Economia soubesse alguma coisa de economia”, também não haveria este problema.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …