Chega continua a crescer. Está a 10 pontos de PS e AD

14

Manuel de Almeida / Lusa

Sondagem mostra empate técnico na liderança com o Chega a morder os calcanhares de Montenegro e Pedro Nuno.

A Aliança Democrática (AD) e Partido Socialista (PS) encontram-se empatados na frente da corrida das eleições legislativas agendadas para dia 10 de março, de acordo com nova sondagem da Consulmark2 para o Nascer do SOL e Euronews, divulgada esta sexta-feira.

A sondagem dá empate técnico à pré-coligação eleitoral liderada por Luís Montenegro, com 28%, e ao PS de Pedro Nuno Santos, com 27% das intenções de voto.

Na terceira posição, surge o Chega, consolidado, com 18% das intenções de voto — muito acima dos 7,18% alcançados nas últimas legislativas, em 2022. A subida também é notável olhando para a anterior sondagem da Consulmark2 para o semanário, em que o partido de André Ventura obteve 11,3% das intenções de voto.

Na quarta posição — e bem distante do partido liderado por André Ventura — aparece o Bloco de Esquerda, com 7% das intenções de voto, seguido pela Iniciativa Liberal, que soma 6%.

A CDU, por sua vez, mantém-se na sexta posição, com 3% das intenções de voto, seguida do Livre, com 2%, e do PAN, com 1%.

O presidente do partido de extrema-direita já traçou, em dezembro, como objetivo nas legislativas antecipadas “ficar à frente” da coligação PSD/CDS-PP e “liderar à direita o próximo parlamento”, afirmando que “o PSD não chegará ao governo com o apoio parlamentar do Chega”.

“É um objetivo ambicioso em que as sondagens ainda nos colocam a alguns pontos da coligação”, disse nos Paços do Concelho, quando reunido com Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto — distrito onde vai fazer “uma grande aposta” nas legislativas antecipadas.

ZAP //

14 Comments

  1. Tenho muita vergonha dos eleitores do meu país, não aprenderam nada com o passado, deixam-se enganar com retórica demagógica facilmente e afinal não passam de uns salazarentos que confundem partidos democráticos com partidos anti-democráticos. E a conversa do ‘estamos fartos do eixo PS/PSD’ não cola, pois há vários outros partidos para escolher que não são do sistema.

    Vêm aí tempos negros.

  2. Tempos mais negros do que os atuais? è difícil. Só se os portugueses não aprenderem nada com estes 8 anos de desgoverno.

  3. Sr Leitão.
    Tempos negros são os que temos vivido debaixo das suas ( e deles ) democracias.
    Se democracia é os politicos irem para lá para se encherem e aos amigos e familiares então dispenso.
    Aproveito para o lembrar que a ( verdadeira ) democracia não funciona só quando são os seus a ganhar… ou quando são os que vc não gosta deixa de ser democracia ?
    Dos que cá andam há 50 anos já nós sabemos o que esperar.

  4. Tanta vergonha, de ser o país dos “donos disto tudo”, em que o mérito é igual a uma “banana”, e os nossos filhos catalogados como a geração mais instruída de sempre, sem voz ou oportunidades. País agarrado aos “velhos do restelo”, dominado pelo compadrio (famoso fator C), e com instituições e imprensa capturadas pelas forças do sistema. Está na hora de dar o Grito do Ipiranga!!!! Bem hajam todos.

  5. Será que esses 18% têm alguma ideia do que o Chega faria se fosse governo? É como na Argentina, em que um louco furioso ganhou as eleições e agora vai destruir a Argentina…

  6. Sem olhar para os pequenos partidos, mais antidemocráticos que o BE e o PCP não há e não vejo tanta indignação, até estiveram na geringonça… Democracia é aceitar os que pensam diferente de nós, se for só para aceitar os iguais era uma ditadura. O povo olha e decide, não gosta do trabalho muda nas eleições seguintes. Afinal o povo é quem mais ordena.

  7. É de rir ver o comentários de alguns profetas, preveem dias negros por causa do bicho papão do Chega, têm vergonha dos eleitores do seu país, etc…. No entanto votam a 50 anos nos mesmos partidos, vêm o seu país a ser ultrapassados por outros estando cada vez mais próximo da cauda da Europa, vêm os seus políticos a enriquecer ilicitamente com leis que os protege, etc… mas para eles isso é normal, Esses profetas preveem muita coisa mas não conseguem ver que a Suécia, Finlândia e Italia já são governados pela extrema direita e o bicho papão ainda não apareceu…..

  8. É de rir ver o comentários de alguns profetas, preveem dias negros por causa do bicho papão do Chega, têm vergonha dos eleitores do seu país, etc…. No entanto votam a 50 anos nos mesmos partidos, vêm o seu país a ser ultrapassados por outros estando cada vez mais próximo da cauda da Europa, vêm os seus políticos a enriquecer ilicitamente com leis que os protege, etc… mas para eles isso é normal, Esses profetas preveem muita coisa mas não conseguem ver que a Suécia, Finlândia e Italia já são governados pela extrema direita e o bicho papão ainda não apareceu…..

  9. Joe, não se trata de ser a extrema Direita ou a extrema esquerda. Trata-se da aldrabice e trafulhice que o Chega é. Honestidade e seriedade são conceitos muito distantes à maioria dos constituintes do Chega. E muitos deles já fizeram parte de governos e estruturas políticas como o PSD e o CDS, portanto não são nada de novo que venha abalar com estruturas nenhumas, são mais do mesmo grupo de xuxas que procuram ainda mais viver às custas do contribuinte. Com estes ainda vai sabendo dos esquemas e vai podendo protestar… com o Chega no governo é melhor esquecer isso, que as milicias vão começar a bater-lhe à porta!

  10. Como li aqui não há partido mais anti democrático e perigoso que o PCP e o PS não teve qualquer problema em aliar-se com eles. Temos um governo de extrema direita em Itália e que aconteceu ,? Bada. Ventura sente o cheiro do poder e deixou de dizer uns dísparates para agira dizer outros como querer dar pensões a toda a gente com pelo menos o salário mínimo . Pura demagogia e irrealizável .. mas o PS é um cancro de corrupção e compadrio antes o Chega que eles

  11. O que está realmente a crescer são as tretas de quem disso quer convencer.
    Tempo ao tempo e a seu tempo se verá.
    No final, vai é encolher, como aconteceu com o vox em Espanha.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.