/

Chefias da CP aumentadas entre mil e 2 mil euros por mês

10

António ML Cabral / Wikimedia

-

A CP decretou aumentos entre mil a dois mil euros por mês a vários chefes de topo, decisão que o Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos considera ilegal. A CP fala em “correcções” determinadas por uma decisão judicial.

O Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos (SNAQ) tornou público, num comunicado enviado à Lusa e citado pelo Diário de Notícias, que, desde Março passado, 15 a 20 chefias de topo “subiram de escalão, nalguns casos vários escalões, e passaram a receber em média mais 1.000 a 2.000 euros por mês”.

O SNAQ fala em “imoralidade e injustiça”, lembrando que 30 técnicos licenciados da CP estão, desde 2011, a receber menos do que deveriam, auferindo salários como administrativos, embora efectuem funções superiores.

O Sindicato acusa ainda que a medida foi tomada “ao arrepio da Lei do Orçamento do Estado de 2016, lembrando que os aumentos salariais estão proibidos nas empresas públicas.

Em reacção a esta posição, a CP, também em nota direccionada à Lusa e citada pelo DN, refere que está em causa um “ajustamento” salarial que não se enquadra na “proibição das valorizações remuneratórias contidas em sucessivas leis do Orçamento do Estado”.

A empresa pública constata ainda que, em Fevereiro passado, “foi condenada a pagar indemnizações consideráveis relativamente a casos isolados, em que colaboradores seus tinham accionado a empresa por auferirem vencimentos abaixo do nível remuneratório das funções que efectivamente desempenhavam”.

Deste modo, “viu-se na necessidade de corrigir as situações similares, em concreto as que decorriam da reestruturação efectuada em 2014, na qual, apesar de o número global de chefias de primeiro nível ter diminuído, vários trabalhadores passaram a exercer esses cargos pela primeira vez”, frisa também a CP.

A empresa conclui que, “em comparação com a situação anterior a este processo de reestruturação e, mesmo após estas correcções, a massa salarial correspondente a estas chefias diminuiu em cerca de 77.500 euros por ano”.

ZAP

10 Comments

  1. Agora já sei porque é que a CP resolveu economizar destruindo linhas de caminho de ferro no interior de Portugal que tanta falta faziam às populações e que muito provavelmente noutro mais mais civilizado serviriam também como atração turística!

  2. O PCP e o BE são a favor com a conivência do PS??????

    Ninguém fala, ninguém faz ultimatos na AR.

    Está tudo bem , viva a democracia (só ao alcance de alguns com apoios de outros)

  3. Como de costume entra o Ps no governo e lá temos aumentos de ordenados exorbitantes nos funcionários públicos, então na CP coitadinhos eles não tem regalias nenhumas!! Quem paga? Os de costume os que trabalham p/ o privado que não vem aumentos ou que os tem mas são uma migalha p/ estes lordes do publico receberem 3 e 4x mais que eles. Não há democracias nenhuma, a dita revolução foi feita p/ os politicos e p/ os funcionários públicos…os outros servem tão somente p/ pagar impostos = ESCRAVOS.

    • Caro TSMC
      É preciso ter MUITA LATA e uma grande quantidade de ignorância para dizer os privados é que pagam.
      Sou professor e tenho a minha carreira congelada desde 2005. Houve depois três anos “normais” (08, 09 e 2010) e congelou desde então.
      No governo anterior fui espoliado de 2 subsídios e levei com uma serie de cortes que já nem sei de onde vieram.
      Em minha casa somos dois, logo foi tudo a dobrar.
      Com dois filhos chegamos ao ponto de ter que pedir um novo empréstimo para conseguir não perder a casa.
      E você? Descontou o quê?
      De modo que…..é preciso ter muita paciência para ouvir bocas de ignorantes como o SR.
      Informe-se antes de abrir a boca para dizer asneiras.

  4. Não há forma de este País, conseguir entrar nas regras do respeito pelas deliberações do Governo e da Assembleia da República.Pede-se contenção de custos e salários a todos e cada Empresa Pública faz o que quer e o que lhe apetece.Agora foi aos Comboios de Portual( Não 1/3 de Portugal/.Os n/ comboios não vão a Bragança ,a Elvas a Portalegre a Viseu, a maior parte do troço ferroviário é duma pobreza franciscana.O troço Lagos-Tunes e Faro Vila Real,.O troço Abrantes-Guarda e Abrantes -Marvão, que já foi cancelado.Para que serve a CP Porto -Faro-Rossio-Sintra e Lisboa Cascais.Velocidades de 200 Kms está previsto para o ano 2o60,quando já não existirem comboios.Tudo incompetentes ignorantes.É para esquecer

  5. Os funcionários da CP só são entre 15 e 20 são mesmo muito bons para aquela empresa funcionar. Catarina, Gerónimo e Costa estão de parabéns estão a alimentar a democracia e a criar emprego

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.