Chefes das Finanças detidos em mega-operação da PJ

PJ / Facebook

A Polícia Judiciária (PJ) está a levar a cabo  buscas relacionadas com uma mega-operação de investigação por suspeitas de corrupção nas Finanças. Já foram detidos vários responsáveis da Autoridade Tributária.

O Correio da Manhã reporta que já foram efectuadas mais de 10 detenções, entre as quais estarão oito responsáveis das Finanças. Os restantes serão empresários suspeitos de terem pago luvas aos funcionários do fisco.

A SIC Notícias adianta que empresas com dívidas às Finanças conseguiam, com a intervenção dos inspectores das Finanças suspeitos, declarações com dados falsos que atestavam ter as suas situações regularizadas para depois poderem participar em concursos públicos.

O Expresso acrescenta que os funcionários detidos “são suspeitos de terem recebido contrapartidas, não necessariamente financeiras, para limparem processos de execução fiscal”.

“Neste processo investigam-se factos susceptíveis de integrarem crimes de corrupção passiva e activa, nele figurando como suspeitos técnicos de administração tributária, inspectores tributários, chefes de finanças, um director de serviços da Autoridade Tributária, um director de finanças adjunto, um membro do Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros, advogados, técnicos oficiais de contas e empresários”, esclarece a Procuradoria-geral da República (PGR) num comunicado.

A PGR acrescenta que os funcionários da AT são investigados por “actos violadores dos respectivos deveres funcionais, a troco de dinheiro ou de outros bens”.

A investigação está a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ e envolve cerca de 200 inspectores e mais de 100 buscas a casas, escritórios, empresas e instalações das Finanças, segundo refere o CM.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …

Coreia do Sul retira oficialmente o Japão da lista preferencial de comércio

A Coreia do Sul retirou esta quarta-feira oficialmente o Japão da sua lista de parceiros comerciais preferenciais, após a mesma medida ter sido aplicada por Tóquio, num agravamento de tensões diplomáticas entre os dois países. A …

Vaticano pede julgamento de dois padres por alegados abusos sexuais

A Santa Sé anunciou na terça-feira que enviou para a justiça os casos de dois padres italianos suspeitos de abuso sexual, que alegadamente ocorreram num seminário no Vaticano. "O procurador de justiça do Vaticano [equivalente ao …

Donald Trump nomeia Robert C. O’Brien como novo conselheiro de Segurança Nacional

Donald Trump nomeou esta quarta-feira Robert C. O’Brien, que servia até agora como negociador de reféns para o governo, como novo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA. Assim, O’Brien vai substituir John Bolton, que foi despedido …

Galamba avisa: não vai haver cabo submarino se centrais a carvão de Marrocos não forem penalizadas

O estudo sobre a interligação entre Portugal e Marrocos está atrasado, não havendo nenhuma data prevista para a sua conclusão, de acordo com o Governo. O cabo submarino tem um custo estimado de 700 milhões de …

Presidente do maior sindicato da PSP acusado de ter agredido adepto do Boavista

O presidente da direção da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, está entre os 11 polícias que vão a julgamento esta quarta-feira acusados de agressão a um adepto do Boavista. O julgamento terá …

PAN propôs medidas ambientais que já estão em vigor

No capítulo do programa eleitoral do PAN dedicado ao Ambiente, o partido faz propostas que já estão implementadas, como os sistemas de certificação do pescado e restrição do tráfego aéreo em período noturno. Na área "Crise …

Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional. Uma nova …

Secretário de Estado da Proteção Civil constituído arguido e demite-se

Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, apresentou o pedido de demissão ao Ministro de Administração Interna esta quarta-feira. "Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, …