Chávez Nuestro que estás no céu: a versão socialista venezuelana do Pai Nosso

Militantes do partido governamental da Venezuela criaram a “oração do delegado”, uma versão chavista do tradicional Pai Nosso, que louva o falecido líder do “socialismo do século XXI” e ex-presidente da República Hugo Chávez (1954-2013).

Chavez nosso que estás no céu/ na terra, no mar, em nós e nos delegados/santificado seja o teu nome/ venha a nós o teu legado, para levá-lo ao povos daqui e de lá“, diz a primeira parte do texto, que foi lido por Maria Uribe num ato do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela).

A oração prossegue dizendo “dai-nos hoje a tua luz/para que nos guie todos os dias/ e não nos deixes cair na tentação do capitalismo/ mas livra-nos da maldade, da oligarquia/ como do delito do contrabando/ porque de nós é a pátria, a paz e a vida/ pelos séculos dos séculos amém, Viva Chávez“.

Em 2013, na Semana Santa, após o falecimento do líder da revolução bolivariana, várias orações foram distribuídas na Venezuela, entre elas a “oração do comandante” e o “credo chavista”.

Em Caracas, no populoso bairro 23 de Enero, nas proximidades do Quartel da Montanha, onde repousam os restos do líder socialista, um grupo de populares criou uma pequena capela de madeira a que deu o nome de “Capela Santo Hugo Chávez”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.