/

Cientistas descobrem a chave para a fotossíntese 2.0

Ao resolver uma estrutura proteica complexa, os biólogos descobriram um mecanismo nas plantas que poderia levar a melhorias no funcionamento da fotossíntese e, consequentemente, a um maior rendimento das culturas.

Uma equipa de cientistas resolveu a estrutura de um dos principais componentes da fotossíntese. A investigação, liderada pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, e publicada na revista Nature, revela a estrutura do citocromo b6f – o complexo proteico que influencia significativamente o crescimento das plantas através da fotossíntese.

Usando um modelo estrutural de alta resolução, a equipa de cientistas da universidade britânica descobriu que o complexo de proteínas fornece a conexão elétrica entre as duas proteínas de clorofila (fotossistemas I e II) encontradas nos cloroplastos das células vegetais, que convertem a luz solar em energia química.

A investigadora Lorna Malone, da Universidade de Sheffield, disse que este “estudo fornece novas informações importantes sobre de que forma o citocromo b6f utiliza a corrente elétrica que passa por ele para ativar uma ‘bateria de protões'”.

“A energia armazenada pode, então, ser usada para produzir adenosina trifosfato (ATP), a moeda energética das células vivas. Por fim, essa reação fornece a energia de que as plantas necessitam para transformar dióxido de carbono em carboidratos e biomassa, que sustentam a cadeia alimentar global”, acrescentou a cientista.

Este modelo estrutural de alta resolução, determinado usando microscopia crioeletrónica de partícula única, revela novos detalhes sobre o papel adicional do citocromo b6f como sensor para ajustar a eficiência fotossintética em resposta às condições ambientais.

Este mecanismo de resposta protege a planta contra danos durante a exposição a condições adversas, como secas ou excesso de luz.

A fotossíntese é uma invenção brilhante da natureza, mas isso não impede que os cientistas tentem tornar este fenómeno ainda melhor. Esta nova investigação descobriu como uma reação química elétrica nas plantas pode influenciar significativamente o crescimento das mesmas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.