Já sabemos a chave para os alunos fazerem os TPC

A pesquisa concluiu que os professores com roupas mais formais são considerados mais atraentes, o que torna as crianças mais recetivas a fazer os trabalhos de casa e participar em atividades extracurriculares.

Um novo estudo publicado na Frontiers of Psychology descobriu que as crianças fazem mais os trabalhos de casa quando consideram o seu professor atraente.

A pesquisa recrutou 173 estudantes romenos entre os nove e 14 anos de idade, 84 meninos e 89 meninas. As crianças vieram duas fotografias de uma professora 24 anos a usar roupas diferentes. A atratividade das fotografias já tinha sido avaliada anteriormente num estudo piloto e foram escolhida a mais e a menos atraentes.

“Embora o objetivo do estudo piloto não tenha sido classificar o vestuário dos professores em duas categorias, com base nos indicadores, pode-se facilmente concluir que a foto atraente representa o traje formal de negócios, enquanto a foto pouco atraente está mais próxima do estilo casual”, explicam os autores.

Os alunos ouviram depois uma gravação de seis minutos e foi-lhes dito que a mulher que estava a falar era a professora da fotografia. Tiveram depois de preencher questionários sobre a sua perceção da personalidade da professora e sobre a qualidade do ensino.

Os resultados mostraram diferenças significativas na perceção das crianças sobre a personalidade e idade da professora, a qualidade de ensino, as notas que esperavam ter e a sua abertura a participar nas atividades escolares de acordo com as fotos mostradas, explica o PsyPost.

Os alunos estavam dispostos a fazer trabalhos de casa extra, ouvir com mais atenção nas aulas e ficar mais tempo em atividades extracurriculares quando consideravam a professora atraente. Os resultados indicam ainda que a professora atraente tem uma maior probabilidade de ser vista como tendo uma personalidade positiva e qualidade de ensino superior e os alunos esperavam tirar melhores notas com ela.

Na fotografia mais atraente, os alunos também atibuíram uma idade média de 26,9 anos à professora, enquanto que na fotografia menos atraente, já assumiram que a professora tinha 38,4 anos.

Os resultados indicam que instaurar códigos de roupa mais formais para os professores pode ser benéfico para os alunos. Num estudo futuro, os autores querem ainda explorar como é que outros fatores, como o género, o estilo de ensino ou a voz dos professores, podem afetar os estudantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.