/

O ChatGPT chegou às apps de encontros para… fraudes financeiras

Cortesia / Team Lewis

Inovações nos esquemas CryptoRom. Encontradas sete novas aplicações falsas de investimento em criptomoedas nas lojas oficiais da Apple e Google Play.

O ChatGPT chegou para facilitar a rotina de muita gente. Incluindo de criminosos.

Entre as novas descobertas sobre esquemas CryptoRom, divulgadas pela Sophos, o modelo de linguagem de Inteligência Artificial (IA) também aparece para roubar dinheiro.

Os esquemas CryptoRom são fraudes financeiras elaboradas que atacam e enganam utilizadores de aplicações de encontros para que façam investimentos falsos em criptomoedas.

No seu relatório mais recente, a empresa de soluções de cibersegurança avisa que, ao longo dos últimos três meses (desde Maio), os hackers passaram a utilizar ferramenta de chat com IA, como o ChatGPT, nos seus ataques CryptoRom.

Uma das vítimas enganadas por estes hacker é uma utilizadora da aplicação Tandem. Do outro lado estava, não uma pessoa, mas um chat IA – que convenceu a vítima a conversarem no WhatsApp.

A vítima ficou desconfiada depois de ter recebido uma mensagem longa, em parte claramente escrita por uma ferramenta de chat com IA, utilizando um modelo de linguagem grande (LLM, em inglês).

Os “piratas” informáticos tentam ter conversas românticas, convincentes e prolongadas. A maioria desses criminosos está na Ásia e tem barreiras linguísticas: aí o ChatGPT ajuda, “tornando as fraudes menos trabalhosas e mais autênticas e também permite que esses keyboarders se envolvam com várias vítimas ao mesmo tempo,” descrevei Sean Gallagher, da Sophos.

Também há outras novidades em esquemas relacionados com criptomoedas: alegados ataques às suas contas, exigência de pagamentos de impostos (40% sobre o valor) para levantar o suposto dinheiro.

E foram detectadas sete novas aplicações falsas de investimento em criptomoedas nas lojas oficiais da Apple e Google Play.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.