CGD executa Isabel dos Santos e a sua empresa sediada em Malta

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A ação da Caixa Geral de Depósitos (CGD) contra a empresária angolana entrou nos tribunais da Comarca de Lisboa, esta quinta-feira, num valor de 6,2 milhões de euros.

De acordo com o semanário Expresso, a Caixa Geral de Depósitos colocou uma ação para executar Isabel dos Santos e a sua empresa sediada em Malta, a Kento Holding Limited, através da qual é acionista indireta da NOS.

A ação, cujo autor é o banco estatal, deu entrada nos tribunais da Comarca de Lisboa esta quinta-feira, num valor de 6,2 milhões de euros, e já está nomeado o agente responsável pela execução.

O jornal recorda que a empresária angolana é acionista indireta da operadora através da Zopt, uma sociedade detida em conjunto com a Sonae que detém 52,15% da NOS, por via de duas sociedades: a Kento Holding Limited e a Unitel International Holdings, BV.

Esta parceria está em dissolução desde o verão passado, mas a Sonae, entretanto, já assegurou a maioria do capital da NOS, acrescenta.

Na altura em que entrou na então ZON, em 2009, a empresária comprou uma participação de 2,5% do capital à própria Caixa Geral de Depósitos, bem como posições de outros investidores. Além disso, contraiu um empréstimo de 125 milhões de euros junto do banco público para a compra destas posições. Em 2012, Isabel dos Santos acabou por adquirir toda a posição que a Caixa tinha na ZON, ficando quase com 30%.

Segundo o Expresso, este é o terceiro processo que a CGD interpõe contra a filha do ex-Presidente de Angola em menos de seis meses.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.