CGD perdoa 75% da dívida do Hard Club de Kalú. Grupo de construção civil fica com o espaço

A Caixa Geral de Depósitos (CGD), a principal credora da sala de espectáculos Hard Club, no Porto, aceitou o perdão de 75% da dívida do espaço, viabilizando a sua aquisição pelo grupo de construção civil Ferreira. Rejeitado foi um plano alternativo de revitalização que era apoiado pela maioria dos accionistas da sala de concertos.

A CGD é o principal credor do Hard Club que está em Processo Especial de Revitalização (PER), para fugir à falência, com dívidas da ordem dos 5,4 milhões de euros. Mais de 80% dos créditos são devidos a entidades estatais, incluindo a CGD que tem a haver 2,8 milhões de euros. Também a Turismo de Portugal (1,56 milhões de euros), a Segurança Social (13,3 mil euros) e o Fisco (1.575 euros) são credores do espaço.

A posição da CGD, como principal credor, foi fundamental para chegar a um acordo que viabiliza a aquisição do Hard Club do Porto por parte de uma sociedade do Grupo Ferreira, segundo noticia o Jornal de Negócios. O grupo que actua na área da construção civil tentava comprar o espaço há vários anos, o que motivou uma guerra entre os accionistas da sociedade que detéM a sala de espectáculos.

O baterista dos Xutos e Pontapés, Kalú, é um dos accionistas, com 10% do capital, que se opunha à entrada do Grupo Ferreira no Hard Club, tal como Pedro Lopes, detentor de 45% das acções. Por outro lado, José Pedro Pereira e Vítor Costa, com 22,5% cada, teriam já chegado a acordo com o Grupo de construção civil para a venda das suas participações, como avança o Negócios.

O acordo agora alcançado permite ao Grupo Ferreira ficar com um mínimo de 76% das acções da Sociedade que detém o Hard Club numa “operação acordeão” que passa pela redução do capital social a zero para cobertura de prejuízos, com sucessiva recapitalização, segundo destaca o jornal económico. Os credores podem subscrever acções nesse processo de recapitalização, caso contrário, o Grupo Ferreira admite ficar com a totalidade do capital.

Quanto às dívidas acumuladas pelo espaço, o PER prevê que serão pagas pelos “meios gerados” pela actividade do Hard Club “até 2032”, como nota o Negócios, destacando que o alvará do espaço termina em Abril de 2029.

O Grupo Ferreira tem no seu portefólio de imóveis edifícios como a sede da Liga de Clubes, o novo pavilhão do Sporting, as instalações da Rádio Renascença e o edifício do terminal de cruzeiros do porto de Leixões. Um dos seus mais recentes projectos passa pela transformação do edifício do ex-colégio Almeida Garrett, no Porto, num empreendimento de habitação e em estúdios destinados a jovens e a estudantes.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É sempre a mesma M—- o povo é que paga. Assim não é necessário curso p/ gerir. É tudo por conta dos impostos do Zé Lorpa. Até quando vamos andar ao sabor destes politicos sanguessugas??

  2. Ok, sendo assim vou exigir perante a cgd o perdão de dívidas pois são muito mais pequenas e seguindo a mesma ideologia e tendo em conta a igualdade de direitos terão que o fazer também comigo!

  3. o que se vai aprendendo com estes magnificos exemplos é que ser incompetente, irresponsável, ladrão é que compensa.

    triste sina a deste país/mundo/era

  4. Realmente o povo é sereno, mas até quando?
    Enquanto for dando para a bucha, para o futebol e para os concertos de verão, tudo está bem. Continuamos a ser o triste povo dos três F.
    É o tipo de povo que interessa a qualquer governo como o nosso, nos países escandinavos onde é que isto já ia, é uma questão de cultura, um povo culto é um povo exigente.

  5. Estas notícias já nem carecem de importância, já estamos habituados a pagar pelos saques de alguns, pelos desfalques nos bancos…
    Quem, senão os contribuintes, sustentam a máquina fiscal e a segurança social?
    Eu diria que tenho “vergonha” deste país mas já embirraram com essa expressão e não pretendo ser mais um dos “embirrados”

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …