CGD perdoa 75% da dívida do Hard Club de Kalú. Grupo de construção civil fica com o espaço

A Caixa Geral de Depósitos (CGD), a principal credora da sala de espectáculos Hard Club, no Porto, aceitou o perdão de 75% da dívida do espaço, viabilizando a sua aquisição pelo grupo de construção civil Ferreira. Rejeitado foi um plano alternativo de revitalização que era apoiado pela maioria dos accionistas da sala de concertos.

A CGD é o principal credor do Hard Club que está em Processo Especial de Revitalização (PER), para fugir à falência, com dívidas da ordem dos 5,4 milhões de euros. Mais de 80% dos créditos são devidos a entidades estatais, incluindo a CGD que tem a haver 2,8 milhões de euros. Também a Turismo de Portugal (1,56 milhões de euros), a Segurança Social (13,3 mil euros) e o Fisco (1.575 euros) são credores do espaço.

A posição da CGD, como principal credor, foi fundamental para chegar a um acordo que viabiliza a aquisição do Hard Club do Porto por parte de uma sociedade do Grupo Ferreira, segundo noticia o Jornal de Negócios. O grupo que actua na área da construção civil tentava comprar o espaço há vários anos, o que motivou uma guerra entre os accionistas da sociedade que detéM a sala de espectáculos.

O baterista dos Xutos e Pontapés, Kalú, é um dos accionistas, com 10% do capital, que se opunha à entrada do Grupo Ferreira no Hard Club, tal como Pedro Lopes, detentor de 45% das acções. Por outro lado, José Pedro Pereira e Vítor Costa, com 22,5% cada, teriam já chegado a acordo com o Grupo de construção civil para a venda das suas participações, como avança o Negócios.

O acordo agora alcançado permite ao Grupo Ferreira ficar com um mínimo de 76% das acções da Sociedade que detém o Hard Club numa “operação acordeão” que passa pela redução do capital social a zero para cobertura de prejuízos, com sucessiva recapitalização, segundo destaca o jornal económico. Os credores podem subscrever acções nesse processo de recapitalização, caso contrário, o Grupo Ferreira admite ficar com a totalidade do capital.

Quanto às dívidas acumuladas pelo espaço, o PER prevê que serão pagas pelos “meios gerados” pela actividade do Hard Club “até 2032”, como nota o Negócios, destacando que o alvará do espaço termina em Abril de 2029.

O Grupo Ferreira tem no seu portefólio de imóveis edifícios como a sede da Liga de Clubes, o novo pavilhão do Sporting, as instalações da Rádio Renascença e o edifício do terminal de cruzeiros do porto de Leixões. Um dos seus mais recentes projectos passa pela transformação do edifício do ex-colégio Almeida Garrett, no Porto, num empreendimento de habitação e em estúdios destinados a jovens e a estudantes.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É sempre a mesma M—- o povo é que paga. Assim não é necessário curso p/ gerir. É tudo por conta dos impostos do Zé Lorpa. Até quando vamos andar ao sabor destes politicos sanguessugas??

  2. Ok, sendo assim vou exigir perante a cgd o perdão de dívidas pois são muito mais pequenas e seguindo a mesma ideologia e tendo em conta a igualdade de direitos terão que o fazer também comigo!

  3. o que se vai aprendendo com estes magnificos exemplos é que ser incompetente, irresponsável, ladrão é que compensa.

    triste sina a deste país/mundo/era

  4. Realmente o povo é sereno, mas até quando?
    Enquanto for dando para a bucha, para o futebol e para os concertos de verão, tudo está bem. Continuamos a ser o triste povo dos três F.
    É o tipo de povo que interessa a qualquer governo como o nosso, nos países escandinavos onde é que isto já ia, é uma questão de cultura, um povo culto é um povo exigente.

  5. Estas notícias já nem carecem de importância, já estamos habituados a pagar pelos saques de alguns, pelos desfalques nos bancos…
    Quem, senão os contribuintes, sustentam a máquina fiscal e a segurança social?
    Eu diria que tenho “vergonha” deste país mas já embirraram com essa expressão e não pretendo ser mais um dos “embirrados”

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …