Já pode beber uma cerveja que nunca “morre”

Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca “morra”. Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor.

Não há nada melhor do que uma imperial ou um fino fresquinho, mas há um problema comum que afeta todos os amantes de cerveja. Ao fim de uns minutos, ela pede a sua força e “morre”, como se costuma dizer na gíria. Agora, uma equipa de cientistas encontrou uma solução para este contratempo.

Investigadores da Universidade de Jiangnan, na China, criaram uma levedura geneticamente modificada que evita que a cerveja “morra”. O estudo foi publicado em outubro na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Este problema acontece também na cerveja de garrafa ou de lata, que atravessa um longo processo até chegar às nossas casas. Tem de ser embalada, transportada, armazenada, vendida e comprada pelo consumidor final antes que possa ser bebida. Durante todo este tempo, de acordo com o New Atlas, a cerveja passa por certas reações químicas.

Para contrariar isto, os cientistas chineses focaram-se numa molécula chamada NADH, modificando-a geneticamente para que evite que a cerveja “morra”. Para tal, identificaram quatro genes relacionados com a produção de NADH e modificaram a levedura para lhes dar um maior ênfase.

Durante os testes realizados em laboratórios, os investigadores repararam que houve um aumento no dióxido de enxofre da cerveja com levedura geneticamente modificada. Este é um antioxidante conhecido por ajudar a retardar a perda de gás da cerveja.

Mais importante ainda, os cientistas conseguiram que o sabor e o aroma da cerveja mudasse o mínimo possível, mantendo-se praticamente fiel à original. A levedura geneticamente modificada pode ser útil para aumentar o prazo de validade da cerveja.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Finalmente o ZAP avança uma notícia que afeta positivamente toda a humanidade. Esperei muitos anos da minha vida por esta notícia! Hoje sou decididamente mais feliz do que ontem. E ainda aguardo o dia em que o ZAP noticie “Há cerveja em Marte”.

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …