Já pode beber uma cerveja que nunca “morre”

Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca “morra”. Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor.

Não há nada melhor do que uma imperial ou um fino fresquinho, mas há um problema comum que afeta todos os amantes de cerveja. Ao fim de uns minutos, ela pede a sua força e “morre”, como se costuma dizer na gíria. Agora, uma equipa de cientistas encontrou uma solução para este contratempo.

Investigadores da Universidade de Jiangnan, na China, criaram uma levedura geneticamente modificada que evita que a cerveja “morra”. O estudo foi publicado em outubro na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Este problema acontece também na cerveja de garrafa ou de lata, que atravessa um longo processo até chegar às nossas casas. Tem de ser embalada, transportada, armazenada, vendida e comprada pelo consumidor final antes que possa ser bebida. Durante todo este tempo, de acordo com o New Atlas, a cerveja passa por certas reações químicas.

Para contrariar isto, os cientistas chineses focaram-se numa molécula chamada NADH, modificando-a geneticamente para que evite que a cerveja “morra”. Para tal, identificaram quatro genes relacionados com a produção de NADH e modificaram a levedura para lhes dar um maior ênfase.

Durante os testes realizados em laboratórios, os investigadores repararam que houve um aumento no dióxido de enxofre da cerveja com levedura geneticamente modificada. Este é um antioxidante conhecido por ajudar a retardar a perda de gás da cerveja.

Mais importante ainda, os cientistas conseguiram que o sabor e o aroma da cerveja mudasse o mínimo possível, mantendo-se praticamente fiel à original. A levedura geneticamente modificada pode ser útil para aumentar o prazo de validade da cerveja.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Finalmente o ZAP avança uma notícia que afeta positivamente toda a humanidade. Esperei muitos anos da minha vida por esta notícia! Hoje sou decididamente mais feliz do que ontem. E ainda aguardo o dia em que o ZAP noticie “Há cerveja em Marte”.

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …