Já pode beber uma cerveja que nunca “morre”

Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca “morra”. Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor.

Não há nada melhor do que uma imperial ou um fino fresquinho, mas há um problema comum que afeta todos os amantes de cerveja. Ao fim de uns minutos, ela pede a sua força e “morre”, como se costuma dizer na gíria. Agora, uma equipa de cientistas encontrou uma solução para este contratempo.

Investigadores da Universidade de Jiangnan, na China, criaram uma levedura geneticamente modificada que evita que a cerveja “morra”. O estudo foi publicado em outubro na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Este problema acontece também na cerveja de garrafa ou de lata, que atravessa um longo processo até chegar às nossas casas. Tem de ser embalada, transportada, armazenada, vendida e comprada pelo consumidor final antes que possa ser bebida. Durante todo este tempo, de acordo com o New Atlas, a cerveja passa por certas reações químicas.

Para contrariar isto, os cientistas chineses focaram-se numa molécula chamada NADH, modificando-a geneticamente para que evite que a cerveja “morra”. Para tal, identificaram quatro genes relacionados com a produção de NADH e modificaram a levedura para lhes dar um maior ênfase.

Durante os testes realizados em laboratórios, os investigadores repararam que houve um aumento no dióxido de enxofre da cerveja com levedura geneticamente modificada. Este é um antioxidante conhecido por ajudar a retardar a perda de gás da cerveja.

Mais importante ainda, os cientistas conseguiram que o sabor e o aroma da cerveja mudasse o mínimo possível, mantendo-se praticamente fiel à original. A levedura geneticamente modificada pode ser útil para aumentar o prazo de validade da cerveja.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Finalmente o ZAP avança uma notícia que afeta positivamente toda a humanidade. Esperei muitos anos da minha vida por esta notícia! Hoje sou decididamente mais feliz do que ontem. E ainda aguardo o dia em que o ZAP noticie “Há cerveja em Marte”.

RESPONDER

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …