Alemães compraram toda a cerveja de Ostritz para “secar” neonazis

Os habitantes de Ostritz, na Alemanha, impediram os participantes de um festival neonazi de beber álcool, esvaziando todas as prateleiras dos supermercados.

Num protesto inédito contra a comemoração do aniversário de Hitler naquela localidade, os habitantes  impediram os neonazis de consumirem álcool.

Todos os anos, a povoação de Ostritz, cidade alemã que faz fronteira com a Polónia, é “invadida” por um festival neonazi. Porém, conta o Diário de Notícias, os participantes da edição deste ano foram surpreendidos por um protesto inédito.

De acordo com o jornal, a população local decidiu comprar toda a cerveja disponível, esvaziando as prateleiras dos supermercados da cidade. A polícia também já tinha apreendido cerca de 4.400 litros de cerveja no hotel onde se realiza o evento, embora a venda de álcool já estivesse proibida para prevenir os habituais episódios de violência.

Em declarações ao jornal alemão Bild, citado pelo DN, o ativista Georg Salditt confirmou que “o plano foi feito com uma semana de antecedência”. “Queríamos secar os nazis. Pensámos que, se uma proibição do álcool não chegasse, esvaziaríamos as prateleiras dos supermercados”.

“Para nós é importante transmitir a mensagem de que em Ostritz há pessoas que não toleram isto, que dizem ‘temos valores diferentes aqui’“, explicou uma moradora ao canal de televisão ZDF, citada pelo Público.

Segundo o mesmo jornal, que cita o diário alemão Süddeutsche Zeitung, compareceram ao festival entre 500 e 600 pessoas, enquanto na anterior edição estiveram presentes cerca de 1200 militantes da extrema-direita alemã.

A pequena localidade tem cerca de 2.500 habitantes e, nos últimos anos, tem sido palco dos festejos da extrema-direita alemã, embora não exista nenhuma explicação histórica que o justifique.

“Porque não? Não há o suficiente na Saxónia. Estamos a tornar a política mais animada“, repondeu Thorsten Heise, chefe do Partido Democrático Nacional (NPD), no Estado vizinho da Turíngia, e um dos organizadores do evento, quando questionado, no ano passado, sobre o porquê de escolherem Ostritz para fazer o festival.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndio em Chernobyl pode ter provocado valores de radiação acima do normal

Um fogo florestal atingiu este domingo a zona interditada da central nuclear de Chernobyl, mas as informações sobre o aumento dos níveis de radiação são contraditórias. O fogo já consumiu 100 hectares de floresta, disse Yehor …

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …