Alemães compraram toda a cerveja de Ostritz para “secar” neonazis

Os habitantes de Ostritz, na Alemanha, impediram os participantes de um festival neonazi de beber álcool, esvaziando todas as prateleiras dos supermercados.

Num protesto inédito contra a comemoração do aniversário de Hitler naquela localidade, os habitantes  impediram os neonazis de consumirem álcool.

Todos os anos, a povoação de Ostritz, cidade alemã que faz fronteira com a Polónia, é “invadida” por um festival neonazi. Porém, conta o Diário de Notícias, os participantes da edição deste ano foram surpreendidos por um protesto inédito.

De acordo com o jornal, a população local decidiu comprar toda a cerveja disponível, esvaziando as prateleiras dos supermercados da cidade. A polícia também já tinha apreendido cerca de 4.400 litros de cerveja no hotel onde se realiza o evento, embora a venda de álcool já estivesse proibida para prevenir os habituais episódios de violência.

Em declarações ao jornal alemão Bild, citado pelo DN, o ativista Georg Salditt confirmou que “o plano foi feito com uma semana de antecedência”. “Queríamos secar os nazis. Pensámos que, se uma proibição do álcool não chegasse, esvaziaríamos as prateleiras dos supermercados”.

“Para nós é importante transmitir a mensagem de que em Ostritz há pessoas que não toleram isto, que dizem ‘temos valores diferentes aqui’“, explicou uma moradora ao canal de televisão ZDF, citada pelo Público.

Segundo o mesmo jornal, que cita o diário alemão Süddeutsche Zeitung, compareceram ao festival entre 500 e 600 pessoas, enquanto na anterior edição estiveram presentes cerca de 1200 militantes da extrema-direita alemã.

A pequena localidade tem cerca de 2.500 habitantes e, nos últimos anos, tem sido palco dos festejos da extrema-direita alemã, embora não exista nenhuma explicação histórica que o justifique.

“Porque não? Não há o suficiente na Saxónia. Estamos a tornar a política mais animada“, repondeu Thorsten Heise, chefe do Partido Democrático Nacional (NPD), no Estado vizinho da Turíngia, e um dos organizadores do evento, quando questionado, no ano passado, sobre o porquê de escolherem Ostritz para fazer o festival.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.