CERN descobre pista para o mistério da antimatéria perdida do Universo

NRAO/AUI/NSF; D. Berry

A antimatéria é um dos maiores mistérios da Física: todas as partículas que constituem a matéria têm versões de antimatéria quase idênticas, mas com propriedades espelhadas, como carga elétrica oposta. A curiosidade levou os cientistas a abordar questões como esta, que o Universo parece querer esconder. 

Lars Eklund, professor de Física de Partículas da Universidade de Glasgow, na Escócia, escreveu recentemente um artigo no The Conversation no qual explica os novos resultados obtidos pelo LHCb, um dos seis detetores de partículas do CERN, sobre a antimatéria.

A busca pela antimatéria deu o primeiro passo em 1928 com Paul Dirac, físico britânico que lançou as primeiras luzes sobre as características da mecânica quântica. Em 1932, Carl Anderson, um médico do Instituto de Tecnologia da Califórnia, descobriu o positrão, uma partícula com a mesma massa elétrica do eletrão, mas positiva – e associada à antimatéria.

No artigo, Eklund explica que, após uma grande explosão primitiva, a matéria excedeu a antimatéria. Apesar de não haver uma razão para que esta interação primordial não seja conhecida, o físico propõe que o Universo em que vivemos é o sobrevivente de uma aniquilação de energias.

O mesão é uma partícula subatómica que contém um quark e um antiquark, que se aniquilam mutuamente. O professor explica que a partícula “pode transformar-se espontaneamente no seu parceiro antipartícula e depois voltar, um fenómeno que foi observado pela primeira vez na década de 1960”.

No interior do LHCb, foi gerado um tipo de mesão quando protões colidiram com outros protões no Grande Colisionador de Hadrões (LHC), onde “oscilaram no seu antimesão” e voltaram três biliões de vezes por segundo. No entanto, a amostra é muito pequena e inconclusiva.

“Investigar este mecanismo que sabemos que pode gerar assimetrias matéria-antimatéria, sondando-o de diferentes ângulos, pode dizer-nos onde está o problema“, escreveu Eklund, destacando que monitorizar o mundo em pequena escala é uma oportunidade valiosa para o entender em escalas maiores.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …