CERN estuda acelerador de partículas quase quatro vezes maior que o actual

Ars Electronica Festival / Flickr

O actual acelerador de partículas com 27km de circunferência

O actual acelerador de partículas com 27km de circunferência

O CERN (Organização Europeia para Investigação Nuclear) está a estudar a construção de um anel de 100 quilómetros entre a França e a Suíça destinado à aceleração de partículas, indica um comunicado hoje publicado.

Um estudo de viabilidade vai ser lançado na próxima semana. Nesta perspectiva, uma centena de investigadores de todo o mundo vai reunir-se, entre terça e quinta-feira na Universidade de Genebra para lançar este programa, previsto para cinco anos.

Este futuro anel vai substituir o actual acelerador de partículas (LHC), com 27 quilómetros de circunferência.

Baptizado FCC, o futuro acelerador circular terá uma circunferência de entre 80 a 100 quilómetros e poderá atingir uma energia, sem precedentes, de 100 TeV (Tera-eletrão-volt, unidade de medida de energia), contra 14 TeV do LHC.

Este estudo junta-se a um outro, iniciado há vários anos, sobre um acelerador linear compacto (CLIC), de forma rectilínea, com 80 quilómetros de comprimento e que poderá também passar sob a Suíça e a França.

O objectivo dos dois estudos é examinar a viabilidade das diferentes máquinas e avaliar os custos, até 2018-19, altura em que a a estratégia europeia sobre esta matéria será divulgada, de acordo com o CERN.

A investigação em física de partículas é cada vez mais global, efectuando-se regularmente trocas de informações entre a América, Ásia e Europeu, num organismo mundial, o IFCA (Comissão Internacional sobre Futuros Aceleradores).

Enquanto se esperam as conclusões dos estudos, o LHC deverá funcionar ainda durante 20 anos. Actualmente, está parado, mas deverá voltar a funcionar em 2015.

“Sabemos poucas coisas sobre o bosão de Higgs (…) Só os próximos resultados do LHC poderão indicar pistas sobre as investigações a seguir no futuro, e o tipo de acelerador mais adaptado”, indicou Sergio Bertolucci, director de investigação e informática do CERN.

O bosão de Higgs, ou como é mais conhecido “a partícula de Deus“, foi descoberto durante o verão de 2012 pelo CERN, devido aos trabalhos do belga François Englert e do britânico Peter Higgs.

O bosão de Higgs é uma partícula elementar considerada pelos físicos a união da estrutura fundamental da matéria.

Os dois homens receberam o prémio Nobel da Física em 2013, por uma das descobertas mais importantes da história da física.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …