CERN estuda acelerador de partículas quase quatro vezes maior que o actual

Ars Electronica Festival / Flickr

O actual acelerador de partículas com 27km de circunferência

O actual acelerador de partículas com 27km de circunferência

O CERN (Organização Europeia para Investigação Nuclear) está a estudar a construção de um anel de 100 quilómetros entre a França e a Suíça destinado à aceleração de partículas, indica um comunicado hoje publicado.

Um estudo de viabilidade vai ser lançado na próxima semana. Nesta perspectiva, uma centena de investigadores de todo o mundo vai reunir-se, entre terça e quinta-feira na Universidade de Genebra para lançar este programa, previsto para cinco anos.

Este futuro anel vai substituir o actual acelerador de partículas (LHC), com 27 quilómetros de circunferência.

Baptizado FCC, o futuro acelerador circular terá uma circunferência de entre 80 a 100 quilómetros e poderá atingir uma energia, sem precedentes, de 100 TeV (Tera-eletrão-volt, unidade de medida de energia), contra 14 TeV do LHC.

Este estudo junta-se a um outro, iniciado há vários anos, sobre um acelerador linear compacto (CLIC), de forma rectilínea, com 80 quilómetros de comprimento e que poderá também passar sob a Suíça e a França.

O objectivo dos dois estudos é examinar a viabilidade das diferentes máquinas e avaliar os custos, até 2018-19, altura em que a a estratégia europeia sobre esta matéria será divulgada, de acordo com o CERN.

A investigação em física de partículas é cada vez mais global, efectuando-se regularmente trocas de informações entre a América, Ásia e Europeu, num organismo mundial, o IFCA (Comissão Internacional sobre Futuros Aceleradores).

Enquanto se esperam as conclusões dos estudos, o LHC deverá funcionar ainda durante 20 anos. Actualmente, está parado, mas deverá voltar a funcionar em 2015.

“Sabemos poucas coisas sobre o bosão de Higgs (…) Só os próximos resultados do LHC poderão indicar pistas sobre as investigações a seguir no futuro, e o tipo de acelerador mais adaptado”, indicou Sergio Bertolucci, director de investigação e informática do CERN.

O bosão de Higgs, ou como é mais conhecido “a partícula de Deus“, foi descoberto durante o verão de 2012 pelo CERN, devido aos trabalhos do belga François Englert e do britânico Peter Higgs.

O bosão de Higgs é uma partícula elementar considerada pelos físicos a união da estrutura fundamental da matéria.

Os dois homens receberam o prémio Nobel da Física em 2013, por uma das descobertas mais importantes da história da física.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …