Cérebros das mulheres são “quatro vezes mais jovens” do que os dos homens

Matt Miller

O investigador Manu Goyal, da Escola de Medicina da Universidade de Washington (EUA).

Um estudo realizado por investigadores norte-americanos concluiu que os cérebros das mulheres são quase “quatro vezes mais jovens” do que os dos homens, mesmo na faixa etária dos 20 anos.

Esta investigação realizada na Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA, apurou que as mulheres saudáveis têm uma “idade cerebral metabólica” que é, continuamente, mais jovem do que a dos homens com a mesma idade.

Esta diferença entre os dois sexos pode ser detectada desde o início da vida adulta e prolonga-se durante a velhice, como notam os autores do estudo publicado no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences.

As mudanças que se verificam na forma como o cérebro usa a energia, ao longo da vida de uma pessoa, evoluem mais gradualmente nas mulheres do que nos homens, segundo a investigação. Este dado pode ajudar a explicar porque é que as mulheres tendem a manter-se mentalmente mais perspicazes à medida que envelhecem.

“O cérebro funciona com açúcar, mas a forma como o cérebro usa o açúcar muda à medida que as pessoas crescem e envelhecem”, explicam os investigadores no comunicado sobre o estudo.

Assim, na infância, as crianças usam “algum do seu combustível cerebral num processo chamado glicólise anaeróbica que sustenta o desenvolvimento e a maturação do cérebro”, enquanto o resto do açúcar é “queimado para fornecer energia” para tarefas rotineiras do dia-a-dia.

Nos adolescentes e nos jovens adultos, “uma parte considerável do açúcar do cérebro é devotada à glicólise anaeróbica, mas a fracção cai de forma constante com a idade, nivelando em quantidades muito baixas quando as pessoas atingem os seus 60 anos”, constatam os cientistas.

Este “metabolismo do cérebro pode ajudar-nos a perceber algumas das diferenças que vemos entre homens e mulheres à medida que envelhecem”, constata o investigador Manu Goyal, professor de Radiologia e de Neurologia que liderou o estudo.

Para perceber o processo, os investigadores analisaram 205 pessoas – 121 mulheres e 84 homens -, com idades entre os 20 e os 82 anos, sujeitando os participantes a exames para avaliar o fluxo de oxigénio e de glucose nos seus cérebros.

Graças a um algoritmo que recorreu a Inteligência Artificial, foi possível estabelecer relações entre a idade, o sexo e o metabolismo cerebral e chegar à conclusão de que os cérebros das mulheres eram, em média, 3,8 anos mais jovens do que as suas idades cronológicas.

Por outro lado, os cérebros dos homens eram, em média, 2,4 anos mais velhos do que as suas idades.

“A diferença média na idade cerebral calculada entre homens e mulheres é significativa e reprodutível, mas é apenas uma fracção da diferença entre quaisquer dois indivíduos”, constata Manu Goyal, frisando que “é mais forte do que muitas diferenças de sexo que foram reportadas”, mas que “não é nem de longe tão grande” quanto outras características distintas entre os géneros, “como a altura”.

Na investigação, mesmo as mulheres mais jovens, que rondavam os 20 anos, apresentaram cérebros mais jovens.

Não é que os cérebros dos homens envelheçam mais depressa – eles começam a idade adulta cerca de três anos mais velhos do que as mulheres e isso persiste ao longo da vida”, explica Manu Goyal.

Falta saber é “o que isto significa”, como salienta o investigador, realçando que pode querer dizer que as mulheres não experimentam um declínio cognitivo tão acentuado, nos últimos anos de vida, porque “os seus cérebros são efectivamente mais jovens”.

Todavia, é preciso realizar mais estudos para perceber melhor esta teoria. “Estamos apenas a começar a perceber como é que diferentes factores relacionados com o sexo podem afectar a trajectória do envelhecimento do cérebro e como isso pode influenciar a vulnerabilidade do cérebro a doenças neuro-degenerativas“, conclui Manu Goyal.

Os investigadores estão agora a acompanhar um grupo de adultos com cérebros mais jovens para confirmar se têm menores probabilidades de desenvolver problemas cognitivos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …