/

CEO da Microsoft recebeu 84 milhões de prémio por resultados anuais

johannesmarliem78 / Flickr

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

Satya Nadella, o diretor executivo que agarra com punho de ferro o leme da titã Microsoft, recebeu uma compensação no valor de 84,3 milhões de dólares pelo último ano fiscal da tecnológica, valor quase onze vezes superior ao que embolsava no período anterior, quando ainda não se sentava na cadeira de CEO.

O executivo fora nomeado para o cargo de líder de uma das maiores empresas da indústria tecnológica somente cinco meses antes do ano fiscal terminar em junho.

Com a ascensão ao “trono” de CEO, Nadella deitou também a mão a cerca de 59,2 milhões de dólares em ações, paralelamente a um prémio de 13,5 milhões de dólares.

A revelação da choruda compensação recebida por Nadella emergiu depois de o executivo ter proferido, no início deste mês, um discurso sobre as diferenças de estatuto empresarial entre os indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino.

O CEO disse na altura que no início da sua carreira fora aconselhado a “não dar passos maiores do que as pernas”, e que aqueles que se esforçassem seriam adequadamente recompensados.

Este discurso não teve o impacto que Nadella queria, pelo que mais tarde, publicamente, apresentou um pedido de desculpas, avançando que o que dissera não ajudara a colmatar as discrepâncias existentes entre os salários da mulheres e dos homens.

Prémios milionários

Para o corrente ano fiscal da Microsoft, Nadella deverá receber uma compensação de quase 18 milhões de dólares, incluindo um salário de 1,2 milhões, um bónus três vezes superior ao salário base e um conjunto de ações no valor de 13,2 milhões de dólares, de acordo com um documento submetido pela empresa norte-americana no passado mês de fevereiro.

A diretora financeira Amy Hood recebe um prémio de 4,67 milhões de dólares, e o diretor de operações Kevin Turner embolsa um prémio de 10,1 milhões de dólares, de acordo com o mesmo documento.

As ações da Microsoft subiram ontem um por cento para os 44,08 dólares na Bolsa de Nova Iorque, colocando a empresa sob uma avaliação de 363,9 mil milhões de dólares, ultrapassando os 355,9 mil milhões da Google.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.