CEO da Microsoft recebeu 84 milhões de prémio por resultados anuais

johannesmarliem78 / Flickr

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

Satya Nadella, o diretor executivo que agarra com punho de ferro o leme da titã Microsoft, recebeu uma compensação no valor de 84,3 milhões de dólares pelo último ano fiscal da tecnológica, valor quase onze vezes superior ao que embolsava no período anterior, quando ainda não se sentava na cadeira de CEO.

O executivo fora nomeado para o cargo de líder de uma das maiores empresas da indústria tecnológica somente cinco meses antes do ano fiscal terminar em junho.

Com a ascensão ao “trono” de CEO, Nadella deitou também a mão a cerca de 59,2 milhões de dólares em ações, paralelamente a um prémio de 13,5 milhões de dólares.

A revelação da choruda compensação recebida por Nadella emergiu depois de o executivo ter proferido, no início deste mês, um discurso sobre as diferenças de estatuto empresarial entre os indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino.

O CEO disse na altura que no início da sua carreira fora aconselhado a “não dar passos maiores do que as pernas”, e que aqueles que se esforçassem seriam adequadamente recompensados.

Este discurso não teve o impacto que Nadella queria, pelo que mais tarde, publicamente, apresentou um pedido de desculpas, avançando que o que dissera não ajudara a colmatar as discrepâncias existentes entre os salários da mulheres e dos homens.

Prémios milionários

Para o corrente ano fiscal da Microsoft, Nadella deverá receber uma compensação de quase 18 milhões de dólares, incluindo um salário de 1,2 milhões, um bónus três vezes superior ao salário base e um conjunto de ações no valor de 13,2 milhões de dólares, de acordo com um documento submetido pela empresa norte-americana no passado mês de fevereiro.

A diretora financeira Amy Hood recebe um prémio de 4,67 milhões de dólares, e o diretor de operações Kevin Turner embolsa um prémio de 10,1 milhões de dólares, de acordo com o mesmo documento.

As ações da Microsoft subiram ontem um por cento para os 44,08 dólares na Bolsa de Nova Iorque, colocando a empresa sob uma avaliação de 363,9 mil milhões de dólares, ultrapassando os 355,9 mil milhões da Google.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …