CEO da Microsoft recebeu 84 milhões de prémio por resultados anuais

johannesmarliem78 / Flickr

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

Satya Nadella, o diretor executivo que agarra com punho de ferro o leme da titã Microsoft, recebeu uma compensação no valor de 84,3 milhões de dólares pelo último ano fiscal da tecnológica, valor quase onze vezes superior ao que embolsava no período anterior, quando ainda não se sentava na cadeira de CEO.

O executivo fora nomeado para o cargo de líder de uma das maiores empresas da indústria tecnológica somente cinco meses antes do ano fiscal terminar em junho.

Com a ascensão ao “trono” de CEO, Nadella deitou também a mão a cerca de 59,2 milhões de dólares em ações, paralelamente a um prémio de 13,5 milhões de dólares.

A revelação da choruda compensação recebida por Nadella emergiu depois de o executivo ter proferido, no início deste mês, um discurso sobre as diferenças de estatuto empresarial entre os indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino.

O CEO disse na altura que no início da sua carreira fora aconselhado a “não dar passos maiores do que as pernas”, e que aqueles que se esforçassem seriam adequadamente recompensados.

Este discurso não teve o impacto que Nadella queria, pelo que mais tarde, publicamente, apresentou um pedido de desculpas, avançando que o que dissera não ajudara a colmatar as discrepâncias existentes entre os salários da mulheres e dos homens.

Prémios milionários

Para o corrente ano fiscal da Microsoft, Nadella deverá receber uma compensação de quase 18 milhões de dólares, incluindo um salário de 1,2 milhões, um bónus três vezes superior ao salário base e um conjunto de ações no valor de 13,2 milhões de dólares, de acordo com um documento submetido pela empresa norte-americana no passado mês de fevereiro.

A diretora financeira Amy Hood recebe um prémio de 4,67 milhões de dólares, e o diretor de operações Kevin Turner embolsa um prémio de 10,1 milhões de dólares, de acordo com o mesmo documento.

As ações da Microsoft subiram ontem um por cento para os 44,08 dólares na Bolsa de Nova Iorque, colocando a empresa sob uma avaliação de 363,9 mil milhões de dólares, ultrapassando os 355,9 mil milhões da Google.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …